segunda-feira, julho 12, 2010

O filme da Copa, por Nelson Mota

Sintonia Fina

O filme da Copa
Por Nelson Mota


Se fosse um filme escrito por um roteirista muito criativo, esta Copa do Mundo seria eletrizante, mas o espectador teria dificuldades em acreditar na ficção, que beiraria, e às vezes iria além, o inverossímil. Como o final de Uruguai x Gana.

Seria difícil contar, sem cair em clichês e sentimentalismos baratos, o drama em dois atos da derrota do Brasil, com o primeiro tempo triunfal, a falha fatal do melhor goleiro do mundo, a degringolada do time, e a expulsão de Felipe Melo. Ficaria muito esquemático e previsível.

Que cérebro doentio ousaria imaginar que, na sequência, com as gozações ainda quentes nas páginas do “Olé”, a Argentina de Maradona levasse um zapatazo de quatro a zero? Se um roteirista escrevesse isto, só um produtor louco aceitaria, e, no máximo, admitiria um dramático 2 a 1, para consolar os brasileiros.

Nenhum produtor sério compraria a cena da volta da Argentina a Buenos Aires, depois da humilhante goleada, em que o roteirista delirava imaginando o aeroporto tomado por dez mil torcedores gritando com paixão por Maradona e seus muchachos perdedores. Seria bonito, mas absurdo, ninguém acreditaria. “Inacreditável seria a cena no Brasil, onde o time seria esculachado”, se defenderia o roteirista, ”argentino adora sofrer.”

O roteirista precisaria conter sua imaginação nos vertiginosos minutos finais de Holanda x Uruguai. Se chegasse a sugerir o Uruguai fazendo mais um golzinho e levando o jogo para a prorrogação e os pênaltis, teria sido demitido pelo produtor, por se plagiar no jogo com Gana. Seria melhor ficar no quase, mas mantendo o suspense até o ultimo segundo.

Para um alívio cômico, uma edição de cenas da derrota brasileira misturadas às propagandas de guerreiros cervejeiros, que valorizavam a força e a belicosidade contra o talento e a competência, pela vitória a qualquer preço, e tiveram em Felipe Melo a sua mais completa tradução.

No final feliz, Espanha, Holanda e Alemanha, os melhores times, não eram de guerreiros, jogaram limpo e com poucas faltas, e brilharam pelo talento individual e a harmonia coletiva que faltaram ao Brasil.
Copyright @ 2006 Nelson Motta, em Sintonia Fina.
Para mais informações: info@sintoniafina.com.br


.................................................................................

                                                          ______________________
Brasil, 12 de julho de 2010
Divulgação: Ana Felix Garjan
Diretora de Comunicação & Marketing Cultural
Grupos Artforum Brasil UNIFUTURO
Editora da Revista Artforum Planetária

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate