quarta-feira, agosto 25, 2010

Lara Luna Staëll recebeu a "Medalha do Mérito Cultural Anita Garibaldi" e hoje recebeu o Premio Mentes e Mãos que Brilham

Lara Lunna Staël, um talento nas artes e literatura.

Na foto, a artista e escritora Lara Lunna Staëll recebeu, no dia 15 de agosto de 2010, a "Medalha do Mérito Cultural Anita Garibaldi", concedida pelo presidente da FALASP, Conde Thiago de Menezes, em S. Paulo.

Hoje, dia 25 de agosto, a artista e escritora recebeu
O “Prêmio Mãos & Mentes Que Brilham”, que tem como premissa o compromisso e o objetivo único de homenagear em caráter sócio-cultural “Homens” & "Mulheres"que encontram-se em posição de magnitude e destaque nas áreas:

Literária, Artística, Televisiva, Jornalística, Pública, Jurídica, Médica, Saúde, Esportiva, Social e Benemérita.


STAËLL – Lara Lunna, Artista Plástica e Escritora.

Nascida em Nioaque, cidade no interior do Mato Grosso do Sul. Com três anos de idade, mudou-se com a família para a cidade de Campinas/SP onde residiu até o fim da adolescência.

Naquela cidade, ingressou na carreira de musicista, destacando-se cedo por sua habilidade como flautista. Com 12 anos já tocava flauta na Orquestra Filarmônica de Campinas, sob a regência do maestro Daniel Pellegrino. Ainda na fase juvenil, ministrou aulas de leitura musical com a flauta doce para outras crianças e jovens. E mais tarde, receberia aulas de canto e flauta transversal com o maestro Tarcísio Leal.

A família retornou para Campo Grande/MS, capital do Mato Grosso do Sul e, nesta cidade, Staëll ingressou nas artes plásticas quando, com a idade de 17 anos, foi agraciada com uma bolsa de estudos para pintura em tela, desenho e restauração, proporcionada pela Galeria de propriedade da Artista Plástica Marilza Bissoli.

Staëll iniciou-se na área das artes plásticas principalmente a partir da oportunidade oferecida por Marilza, que acreditou no talento da jovem, não apenas oferecendo uma bolsa de estudo, como também financiando o custo das telas, tintas e demais materiais necessários para o estudo. Adiante, após completar o curso e já com 18 anos de idade, Staëll foi convidada por Marilza Bissoli para ministrar aulas no seu ateliê.

Dois anos depois, a artista ingressou no ramo da Publicidade, iniciando a carreira de publicitária na agência de Márcio Licerre, como desenhista ilustradora aprendiz. Posteriormente, galgou chefia de estúdio de arte em empresas de Publicidade como a ZN e por fim, como diretora de Arte. No período compreendido entre 1988 a 1990, juntamente com um empresário local da capital do MS, fundou e tornou-se sócia da empresa de Publicidade e Pesquisas de Opinião Pública “Staëll-Publicidade, Pesquisa e Marketing”. A empresa foi responsável pela campanha para a Prefeitura de Fátima do Sul/MS, sendo uma campanha de sucesso.

Staëll também atuou junto à equipe da empresa de publicidade detentora da conta do Governo do Estado do MS, elaborando e ilustrando campanhas para as Secretarias de Estado, sobretudo a de Cultura, Turismo e o Detran. Para este último, foi ilustradora de um livro infantil de educação no trânsito chamado “Manual do Setinha”, onde elaborou cerca de 300 ilustrações coloridas. Tal manual foi premiado no Exterior/Europa, como a melhor cartilha para crianças para educação no trânsito.

Por sua versatilidade em atuar na área artística-publicitária e de criação, foi contratada para desenhar os Story-boards (roteiros de imagens para comerciais, filmagens de televisão) na TV Morena, repetidora da TV Globo no Mato Grosso do Sul, além de criar, idealizar os cenários dos programas daquela emissora. Atuou também como desenhista responsável pela divulgação de eventos para o Serviço Social do Comércio / SESC.

Simultaneamente, a artista Staëll produziu seus quadros e os expôs nos mais variados espaços e galerias, tendo destaque a menção honrosa recebida da Secretaria da Cultura, na época administrada por Idara Negreiros Duncan, pela participação na Exposição da “Mulher Índia” com sua aquarela “Curumim”.

Expôs na Ala cultural da TV Educativa; no Banco do Brasil (agência Centro, exposição intitulada: “Luzes de Staëll”); no Teatro Araci Balabanian; na galeria da Marchand Mara Dolzan, na Morada dos Baís e no espaço cultural da TV Morena, entre outros espaços.

Como ilustradora, montou, diagramou e ilustrou o livro da poeta sul-matogrossense Marília de Castro; o livro “Guardiãs da Magia” da romancista Lúcia Facco, o livro “Elas Contam”, “Victória Alada” e o Manual do Smille Train, totalmente ilustrado e oferecido pela ilustradora em ação beneficente. O projeto foi elaborado pelo Hospital de Cirurgia Crânio Facial – SOBRAPAR na Unicamp – Campinas/SP e financiado pelo empresário Bill Gates, recebendo deste e de sua equipe, elogios pela qualidade do trabalho apresentado.

Na carreira de escritora, e sob o heterônimo Lara Lunna, produziu oito romances; quatro contos, um deles publicado na coletânea “Elas Contam”; um livro de temática infanto-juvenil; um romance lançado em 2007 pela Editora Corações e Mentes na temática ficção-policial “Victória Alada” e para o ano de 2010 está previsto o lançamento, em novembro do livro “Mitera”, também ficção-policial. O romance “Victória Alada” já foi adquirido por pessoas em vários países, entre eles, Japão, EUA, Austrália, Portugal, França, Bélgica, Alemanha, Espanha e possui comunidades em homenagem à autora no Orkut e outros sites.

Formada em Direito pela Universidade Paulista em Campinas/SP, Staëll prestou concurso público e ingressou no funcionalismo Público Federal em 1997. Em sua carreira, fez diversos cursos de aperfeiçoamento oferecidos pelo Governo Federal, completando e se diplomando em 11 deles. Possui especialização “latu sensu” na área de Direito Penal.

Em Setembro de 2009, recebeu o diploma de Honra ao Mérito pelo seu destaque e atuação na área artística e literária pela Fundação Artforum Brasil-Unifuturo e Academia de Letras, Artes e Ciências “Maestro Arthur Bosman”. O cerimonial aconteceu na Casa das Rosas, situada na Avenida Paulista em São Paulo- Capital.

No dia 14 de Agosto de 2010, aconteceu o lançamento do livro “Cristal de Talentos” na Bienal em São Paulo, e Staëll se destaca neste com três de suas obras pictóricas. E hoje, dia 25.08.2010, Staëll-Lara Lunna, recebeu o troféu, a homenagem e as láureas do prêmio “Mãos e Mentes que Brilham”, oferecido pela Câmara Municipal de São Paulo e pela jornalista Adela Villas Boas.

O prêmio "Mãos e Mentes que Brilham" é um descaque que possui relevância cultural, pois personalidades do naipe de Chico Anísio, Roberta Miranda, Fabio Arruda, Cacá Rosset, Paulo Goulart, Nicete Bruno, Osmar Santos, Olivier Anquier e outros também já foram agraciados.


A artista pretende continuar investindo na criação-invenção, paralelamente ao exercício de seu trabalho no serviço público, de modo a viver com plenitude e intensidade, ofertando o melhor de si e tentando, deste modo, deixar seus rastros e sementes no mundo...


Ela participou da festa "Mãos e Mentes que Brialham", com sua obra de arte PIERRÔ.




STAËLL – Lara Lunna foi convidada pela presidência da Academia de Artes e Poéticas Clarice Lispector para o cargo de diretora de marketing desse importante espaço cultural virtual.

A ela nossos aplausos e votos de felicidade plena em sua vida e arte!


Arte de Staël:
http://staell.blogspot.com/



Na foto acima, as artistas plásticas Lara Lunna Staëll e Ana Luisa Kamisnk são fotografadas ao lado da pintura "Olho do Mundo", de autoria da artista plástica Ana Felix Garjan, que também participou do livro e da exposição "Cristal de Talentos", assim como as duas talentosas artistas.

Brasil, 25 de agosto de 2010

Grupos Artforum Brasil
Universidade Planetária do Futuro
Academia de Artes e Poéticas Clarice Lispector





Edição: Agência Artforum Inovatus

2 comentários:

ANALUKAMINSKI PINTURAS disse...

Parabéns à querida e multitalentosa artista Staëll/Lara Lunna pela medalha Anita Garibaldi, e também pela homenagem no evento "Mãos e Mentes que Brilham"! Que muitas flores e frutos de sua linda alma, muitas obras geradas por seu ser sensível, sejam ofertadas ao mundo, e venham embelezar o planeta, e nossas vidas! Beijos para Staëll, beijos para Ana Garjan, abraços para os artistas que tornam o mundo mais amoroso, luminoso e delicado.

Solange Malosto Coordenadora do núcleo Artforum Br XXl - Minas Gerais / Direção Ana Felix Garjan / Fr www.cidadeartesdomundo.com.br disse...

Aplausos de pé à talentosa amiga pela vitória no mundo da arte.Bjs

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate