sexta-feira, dezembro 03, 2010

VI Seminário de Dezembro - Encontro de Conferencistas - Pesquisadores, em São Luís - MA.

A Revista Planetária divulga:

Poster de Divulgação, por Maison D'Art AFG - Artes Integradas



VI Seminário de Dezembro, 03/12/2010
Pela equipe organizadora

Está acontecendo, com êxito, o 2º dia do VI Seminário de Dezembro, na cidade de São Luís- Maranhão.

A educação pública no estado do Maranhão conta com muitas organizações e pesquisadores preocupados com seus índices precários e, historicamente, defasados em relação a alguns estados do nordeste.

Entre outras organizações, destacamos três que apresentam um histórico de mais de duas décadas de luta pela qualidade da educação ofertada às classes populares, em escolas públicas estaduais e municipais. O CEPP (Centro de Estudos Político-Pedagógicos), o HISTEDBR-MA (Grupo de Estudos e Pequisas sobre História, Sociedade e Educação no Brasil) cuja coordenação em âmbito nacional é feita pelo Prof. Dr. Dermeval Saviani e pelo Prof. Dr. José Claudinei Lombardi, a partir do Departamento de História e Filosofia da Educação da Unicamp) e o FORMAÇÃO – Centro de Apoio à Educação Básica.

Os integrantes dessas organizações constituem um bloco histórico de educadores-militantes e pesquisadores, congregando estudantes de graduação, especialistas, mestres, doutores e doutores com pós-doutorado já realizado na Usp. Esses profissionais tem dedicado sua melhor energia e inteligência, à luz de concepções de Marx e Gramsci, para conduzir um trabalho educativo dentro e fora dos muros das universidades e das escolas, compreendendo que a educação, seja formal ou não-formal, precisa se expandir por meio de uma rede de ações que envolvam todos os profissionais e cidadãos que possam se implicar na luta pelas condições adequadas ao desenvolvimento humano.

No caso do estado do Maranhão, essa luta ganha a dimensão de uma “guerra de posição” permanente, pois a educação é ainda utilizada como moeda de troca pelos políticos que fazem uso inadequado de seus mandatos, seja no executivo, seja no legislativo, praticando atos dos quais deveriam se envergonhar, ao realizarem desvios de recursos destinados à educação para a compra de transporte escolar, alimentação da merenda escolar, equipamentos e mobiliários, além de material de construção, que nem sempre são identificados para que possam ser julgados e punidos pelos atos praticados contra os interesses públicos.

Esse desserviço que prestam às gerações que se sucedem na condição de filhos de trabalhadoras e de trabalhores do campo não tem sido privilegiado como tema dos Seminários de Dezembro, porque é uma prática por demais conhecida pela maioria dos maranhenses. Mas, as formas de fortalecimento das organizações da sociedade civil tem sido objeto de reflexões e debates, no sentido de que se possa fazer uma transformação da realidade da escola e da sociedade, de modo mais profundo e consistente, mediante o exercício de nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Assim, a formação dos educadores tem sido tema recorrente dessa série histórica do evento denominado Seminários de Dezembro, iniciada em 2005, após o retorno ao Maranhão, de uma das organizadoras do CEPP e do HISTEDBR-MA: a Profa. Dra. Maria de Fátima Felix Rosar, que realizou sua carreira docente na Uema, na Ufma e na Unicamp, tendo contribuido, de modo significativo para a formação de muitos educadores-militantes, ao longo de mais de duas décadas.

Mesmo sendo do quadro docente da Unicamp, a Profa. Dra. Maria de Fátima Félix Rosar continuou contribuindo com esse importante trabalho em São Luís, através de diversos meios, e de forma presencial. Em 2004 optou por voltar a São Luís, para dar continuidade a esse trabalho, de forma efetiva, que passou a ter grande importância em sua trajetória profissional. Assim, se desligou do quadro docente da Unicamp em 2004, e se dedicou a contribuir com o planejamento e programação sistemática de formação de coletivos de profissionais da organização FORMAÇÃO - Centro de Apoio à Educação Básica, que atuam na região da baixada maranhense e na periferia da cidade de São Luís. Essa organização não governamental priorizou dedicar-se, inicialmente, a partir de sua criação em 1999, às populações urbanas e rurais constituidas por crianças e jovens da região que apresenta baixos índices de desenvolvimento humano.

Priorizar populações invisíveis tem sido a “misssão” do Formação, também conhecido como Instituto Formação, que lançará nesse mês de dezembro de 2010, mais um livro que resulta dessa ação coletiva e orgânica de profissionais dedicados às classes populares. Esse livro divulgará para todos os maranhenses as condições de vida e de trabalho de trabalhadores e trabalhadoras do Território Rural dos Campos e Lagos Maranhenses situado na região da baixada maranhense.

Parafraseando Milton Nascimento, os educadores-militantes do CEPP, do HISTEDBR-MA e do FORMAÇÃO compreendem que todo educador tem que ir aonde o povo está.
O VI Seminário de Dezembro traz em seu cartaz e em seu blog a marca da artista plástica, socióloga e também pesquisadora, Ana Maria Felix Garjan, que por conhecer o trabalho comprometido e responsável dessas organizações, atendeu ao convite para conceber a arte do material de divulgação desse evento.

O resultado do seu trabalho deu um significado especial às concepções que se pretende disseminar no processso de formação de novas gerações de profissionais da educação, a partir da compreensão da indissociablidade da história, da filosofia e da política na formação do educador.

O VI Seminário de Dezembro realizar-se-á nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no Sindicato dos Bancários, em São Luís, trazendo ao Maranhão dois conferencistas convidados da UNIOESTE e da UNB, além de duas conferencistas da UFMA - Universidade Federal do Maranhão, valorizando também os pesquisadores das organizações já mencionadas, que militam dentro e fora da universidade.


Link de acesso à página do VI Seminário:
http://seminariosdezembro.wordpress.com/

Grupo de coordenação
INSTITUTO FORMAÇÃO
http://www.formacao.org.br/

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate