domingo, fevereiro 27, 2011

Lixo Extraordinário: lixo que vira arte e transformação, por Ana Felix Garjan


Lixo que vira arte e transformação social é um dos indicados ao Oscar.
Por Ana Felix Garjan, 12/02/2011.

“A fotografia pode gravar a eternidade num instante.”
Henri Cartier-Bresson

A Universidade Planetária do Futuro, os Grupos ARTFORUM Brasil XXI e a Cia Artforum Internacional de Artes, têm grande satisfação em divulgar o trailer oficial do filme "Lixo Extraordinário", um dos indicados para o Oscar que está sendo realizado hoje, dia 27/02/2011 - XXI.

Aplausos aos catadores de lixo do aterro sanitário do Jardim Gramacho, às histórias de suas vidas, aos idealizadores e produtores do documentário que mostra a realidade do maior aterro sanitário do mundo. O filme dá exemplos do trabalho do homem e de sua arte, da transformação da arte em superação e transformação social, a partir do trabalho coletivo. Que esse filme sobre reciclagem de lixo e sobre o meio-ambiente seja exemplo de arte transformadora em defesa do nosso planeta!

Estamos torcendo para que o filme brasileiro "Lixo Extraordinário" seja um dos premiados, no Oscar 2011. Vamos torcer pela energia da arte, do cinema e da cultura brasileira, através de um filme que nos mostra a arte da transformação. E a arte deve contribuir com mudanças e novas atitudes coletivas!

Lamentamos, porém, que esses lixões brasileiros sejam também exemplo do descaso das instituições e da sociedade que ainda não se deram conta do quanto é prejudicial à saúde o acúmulo do lixo urbano que trás muitas doenças às pessoas, e onde estão resíduos e lixo hospitalar. E são muitas as causas geradas pela própria sociedade, que precisa rever os conceitos relacionados à ecologia social e ao meio ambiente.

Divulgação Cena de 'Lixo Extraordinário'

"Ele é o fio condutor do documentário, dirigido pela inglesa Lucy Walker e codirigido pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley. Tião é um dos recicladores de lixo que participam de um trabalho do artista plástico Vik Muniz, uma sequência de fotos que utilizam material recolhido do aterro sanitário do Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro".

"É curioso como o filme é visto de forma diferente dentro e fora do Brasil", comentou João Jardim, que chegou nesta sexta-feira a Los Angeles. "Enquanto no nosso País as pessoas sentem pena de quem trabalha em um lixão, os estrangeiros se surpreendem que pessoas como o Tião conseguem manter a felicidade mesmo trabalhando com lixo." ( Produção)

O documentário 'Lixo Extraordinário' já esteve na Berlinale, em 2010.

Obra feita de lixo reciclado, pelo artista plástico Vik Muniz


Obra de arte, lixo reciclado, pelo artista plástico Vik Muniz

O filme "Lixo Extraordinário" foi dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, e teve sua filmagem ao longo de quase dois anos. O documentário registra a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro.


Tião, presidente da Associação dos Recicladores de lixo, um persomagem muito importante que representará na festa do Oscar uma grande comunidade de recicladores e catadores de lixo, e todos estarão no Jardim Gramacho,que estará torcendo pelo 'Lixo Extraordinário'. Ele está em Los Angeles para acompanhar entrega do Oscar, ao lado de Vik Muniz, para receber a estatueta do Oscar!

Vik Muniz realizou muitas fotografias de um grupo de catadores de materiais recicláveis, e teve como objetivo inicial pintar as pessoas catadores com o lixo. Diante do trabalho que foi desenvolvido com estes personagens ele constatou a beleza do ser humano, sua dignidade e o desespero das pessoas quando são sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente. O filme estreiou em 21/01/2011.


Sobre o Oscar 2011


Hoje, dia 27 de fevereiro de 2011- século XXI, domingo, está acontecendo desde as 22:00 h (horário de Brasília), a realização da festa da 83ª edição do Oscar, sendo apresentada no Kodak Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi criada em 1927, e que a ideia foi do então presidente da MGM. na época. Em 1929 foi realizada a primeira apresentação dos prêmios, no Hotel Roosevelt, em Hollywood. Naquela ocasião, 250 pessoas pagaram o equivalente a US$ 10 para participar do banquete e assistir à premiação.

A 83ª edição da maior festa do cinema mundial tem início no Kodak Theatre, em Los Angeles, com a entrada dos apresentadores James Franco e Anne Hathaway.  A Academia de Hollywwood e o canal ABC querem atingir telespectadores de mais de 200 países, para que o sucesso de 2010 se repita, quando mais de 41 milhões de norte-americanos assistiram ao Oscar. A cerimônia em 2010 foi apresentada pelos veteranos Alec Baldwin e Steve Martin, e a festa contou com a presença de vários novos atores introduzir os ganhadores, entre eles os astros do filme "Crepúsculo".  Os organizadores resolveram inovar e escalaram dois jovens atores para comandar a festa: James Franco, 32, também indicado a melhor ator por "127 Horas", e Anne Hathaway, 28, a mais jovem apresentadora da história do Oscar.

Nas festas do Oscar, temos visto que durante as apresentações acontecem piadas, comentários sobre os atores, danças, shows. Sempre há surpresas na festa do Oscar! A dupla de apresentadores de hoje são novos atores que estarão com a responsabilidade de deixar o grande público de famosos em momentos de descontração e muitos risos, pois a festa do Oscar é também de muita expectativa e emoções, na festa das premiações das diversas categorias.

Conforme notícias, a cerimônia do Oscar 2011 prevê homenagens ao passado, como acontece a cada ano, através de filmes, atores antigos, aos falecidos, e a momentos clássicos do cinema hollywoodiano. Quantas estatuetas do Oscar serão entregues este ano? Vamos conferir na noite de hoje!

Que a sétima arte seja vencedora através das histórias de vida de pessoas e grupos humanos.

Viva a arte da vida e a vida dos artistas!
...........................................................................

Filme 'Lixo Extraordinário' - TRAILER OFICIAL



*Neste texto há dados e fotos pesquisados na internet.

Brasil, 27 de fevereiro de 2011

Universidade Planetária do Futuro
Grupos ARFORUM Brasil XXI

Texto e Divulgação: Ana Felix Garjan

Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 11 anos

Arte e Cultura são pólos de desenvolvimento
Essa matéia foi postada na Universidade Planetária do Futuro:

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate