quarta-feira, junho 15, 2011

*Horários de Eclipse Lunar em 15 de junho de 2011




Para quem quiser acompanhar, os horários do eclipse para o Brasil (horário de Brasília):



Entrada na penumbra: 14:25

Entrada na sombra: 15:23

Início da Totalidade: 16:22

Máximo do Eclipse: 17:12

Término da Totalidade: 18:02

Saída da sombra: 19:02

Saída da penumbra: 20:01














Não é todo dia que se vê um eclipse total da Lua. Muito menos quando ele ocorre no momento em que o satélite natural da Terra surge no horizonte. Essa combinação rara de fenômenos será observada, nesta quarta-feira (15), na maior parte das regiões próximas ao litoral brasileiro.



O eclipse terá início às 16h22, no horário de Brasília, mas o “nascer da Lua” só ocorrerá em Fortaleza às 17h22. Isso significa dizer que quando o astro começar a ser observado nos céus da cidade (e no restante do Ceará) o fenômeno já terá atingido seu grau máximo, momento previsto para acontecer pouco antes, às 17h12. A duração total do eclipse será de 3h39min, terminando, portanto, às 20h01.



Além de parte do Brasil e de outros países da América do Sul, será possível avistar o eclipse, a olho nu, também em parte da África, Ásia Central, Leste da Ásia e Austrália. Em Fortaleza, os meteorologistas preveem céu com pouca nebulosidade na noite desta quinta-feira, o que deve facilitar a observação do fenômeno.



De acordo com Paulo Régis, membro do Clube de Astronomia de Fortaleza "um eclipse lunar ocorre quando a lua adentra a sombra que a Terra projeta no espaço. Tal evento só acontece quando há um alinhamento Lua-Terra-Sol, ou seja, quando nosso satélite natural está na fase de lua cheia".



Ele acrescenta ainda que "neste eclipse, devido às recentes explosões vulcânicas do vulcão chileno Puyehue-Caulle na Patagônia chilena, a Lua tende fortemente a um valor baixo na escala de Danjon*, pois o vulcão expeliu uma grande quantidade de cinzas na atmosfera terrestre".



*A Escala de Danjon (em homenagem ao astrônomo francês André Danjon) classifica os eclipses quanto ao grau de escurecimento do disco lunar e vai desde L = 0 ( lua quase imperceptível), até L = 5 (vermelho acobreado brilhante). Quanto mais limpa e transparente for a atmosfera da Terra, mais alaranjada ou avermelhada e brilhante é a Lua na totalidade.



Dicas para não perder o eclipse de vista



- Procure por um lugar que tenha um horizonte leste (nascente) livre de obstáculos, tais como árvores ou prédios no entorno, ou que seja bem alto, e de preferência longe de luzes artificias.



- A avenida Beira-Mar é dos melhores lugares de Fortaleza para ver o fenômeno



- No Litoral Leste, alguns dos melhores pontos de observação são o Porto das Dunas e a Prainha, em Aquiraz, bem como o litoral de Cascavel



- No Litoral Oeste, a praia da Lagoinha e adjacências, no município de Paraipaba



- No Interior procure um local com horizonte desimpedido



Com informações do Clube de Astronomia de Fortaleza.



Namaste!

EU SOU EDNA MARS♥



Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate