sábado, setembro 01, 2012

Einladung für Tita do Rêgo Silva, da Alemanha

Os Grupos ARTFORUM Brasil XXI têm grande satisfação em divulgar o convite da brasileira Tita do Rêgo Silva, que reside em Hamburgo-Alemanha, desde 1988, após graduação na Universidade de Brasília. Ela é um dos nomes respeitados no meio das artes, na Europa, através de suas obras em xilogravuras.

No dia 02/09 (amanhã), a exposição "Tita do Rêgo Silva" será aberta na galeria do Hospital Borromäus, na cidade de Leer.




Einladung


für die

Ausstellung

von Tita do

Rêgo Silva

am 2.

September 2012 um 16 Uhr

in der

Galerie im Borromäus-Hospital in Leer.

Ich würde

mich sehr über Euren Besuch freuen.

Bis dahin

und Herzliche Grüße

Tita

....................................................................

Convite


para exposição de Tita do Rêgo Silva

dia 2 de 
setembro às 16 hs

na Galeria do Hospital Borromäus na cidade de Leer.

Ficaria contente com sua presença.

Um abraço amigo da

Tita


_______________________________________________________________________


Arte de Tita do Rêgo Silva acontece no presente e está no futuro. Por Ana Maria Felix Garjan, 01/09/2012

A artista brasileira Tita do Rêgo Silva reside, em Hamburgo, há muitos anos, e tem se destacado em seu universo cultural e artística,
através de seus estudos, pesquisas, projetos, atividades e exposições
na Alemanha e em outros países.

TITA é conhecida e admirada por se dedicar à construção de sua obra inédita em contínuo desenvolvimento, e que possui base acadêmica, histórica, cultural e humanista. Ao conhecermos sua obra de arte e as figuras que constrói, a partir de seu imaginário, temos a certeza de estarmos em contato com um universo mágico, que representa sua convivência com a natureza em sua infância, e com  os "atores coloridos que possuem personalidade", que foram e são criados por ela, há algumas décadas.































Tita do Rêgo Silva, em seu atelier em Hamburgo-Alemanha

Ela se dedica a criar, interpretar, ser protagonista e dramaturga de uma obra de inúmeros personagens em um teatro imaginário, que nos deixa curiosos, pelas diversas figuras desenhadas em sua mente e criatividade que representam histórias, mundos e universos de suas raízes multiculturais. 

Tita do Rêgo Silva conquistou espaços na Europa, através de seus sonhos, realizações e reconhecimentos, por sua personalidade que imprime força e cultura feminina, além de colocar seu coração e delicadeza em tudo o que realiza, soprando vida à sua obra que possui grande reflexo da diversidade cultural brasileira no meio de múltiplos movimentos europeus. 

Em nosso ponto de vista, por conhecermos parte da história de sua arte, e acompanharmos suas exposições na Alemanha sabemos que ela valoriza as raízes de sua cultura brasileira e se dedica à uma sistemática construção de sua obra mágica, através de técnicas as mais variadas, e especialmente da xilogravura.

Em importante texto de Viviane de Santana Paulo ela escreveu no título: "Tita do Rêgo Silva e o mundo fantástico, faceiro e colorido da xilogravura". 

Nessa oportunidade divulgamos trecho de Viviane de Santana Paulo sobre a xilogravura, a seguir:

"A técnica chinesa da xilogravura era usada na Europa basicamente para ilustração de livros. O artista e ilustrador francês, Gustave Doré (1832-1883) ficou famoso com as ilustrações para os clássicos da literatura mundial, A Divina Comédia e Dom Quixote


Posteriormente, a xilogravura alcançou outra dimensão na Europa com o pintor alemão Albrecht Dürer (1471-1528), que passou a usar a xilogravura como expressão artística independente do livro. No Expressionismo (1900-1925), com o grupo de artistas alemães "Die Brücke", a xilogravura e a litogravura alcançaram um espaço muito significativo nas obras de Ernst Ludwig Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Felix Vallotton, Max Pechstein e Erich Henkel. 



A artista Käthe Kollwitz sobressaiu-se através de suas belas e polêmicas gravuras sobre a miséria humana no holocausto, foi a expressividade de suas obras que impeliu Lívio Abramo a dedicar-se à gravura intensivamente. Quando Lasar Segall chegou ao Brasil, em 1912, trazia as influências do Expressionismo a ser empregadas no Modernismo brasileiro

Contudo, a xilografia, tão explorada no Expressionismo, não adquiriu grande destaque no nosso país, embora alguns artistas do Modernismo, como Tarsila do Amaral, Portinari e o próprio Lasar Segall tenham se aventurado nesse gênero. Mas a influência do Expressionismo alemão na gravura brasileira foi profícua; a partir de então, os gravadores Oswald Goeldi (1895-1961) e Lívio Abramo (1903-1992 ) inseriram a gravura na história da arte no Brasil e tornaram-se mestres clássicos dessa técnica.

Vale a pena mencionar que os primórdios da gravura brasileira encontram-se ligados aos nomes de Carlos Oswald (1882-1971) e Raimundo Cela (1890-1954). Das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo encontraremos outros artistas que também se expressaram nesse campo, como Evandro Carlos Jardim, Fayga Ostrower, Sérvulo Esmeraldo, Ivan Serpa, Ademir Martins, Renina Katz, Anna Letycia, Marcelo Grassmann e outros

O Clube de Gravura de Porto Alegre, fundado por volta de 1948, exerceu importante papel na história da gravura no Brasil e os nomes de Carlos Scliar, Vasco Prado, Glauco Rodrigues e Danúbio Gonçalves, entre outros, sobressaíram-se pelos fundamentos de uma identidade nacional nesse gênero.

Na gravura de cordel, chamam a atenção os nomes de José Francisco Borges, Erivaldo Ferreira da Silva, Marcelo Alves Soares, José Costa Leite, Abraão Batista, e outros. Sobretudo o pernambucano José Francisco Borges (1935), conhecido como J. Borges, é o mais destacado com exposição em várias partes do mundo, principalmente na Europa".
[Viviane de Santana Paulo]


TITA possui grande conhecimento da história da cultura e arte brasileira, e essa condição de destaque dá a si mesma e ao mundo, a sua legítima condição de ser uma das representantes, no mundo, da nossa cultura brasileira, bem como ela constrói sua obra para o Brasil e o mundo das artes, através de seu trabalho que é admirado e aplaudido em diversos meios, espaços e organizações da Europa e de outros países. A artista é considerada autora de uma obra que possui originalidade que é apreciada, pois cada xilogravura revela sua visão de mundo, seu conhecimento e sua cultura.


Ela já participou de inúmeras exposições nos mais renomados museus e importantes galerias na Alemanha, assim com em diversas exposições realizadas na Suíça e Áustria. Ela esteve no Brasil em 2004, como artista convidada para a abertura do "Fórum Cultural Mundial em São Paulo", onde apresentou 30 grandes gravuras de três metros de altura e sessenta centímetros de comprimento, cujo título do conjunto foi: "Comitê de recepção".

A artista já traduziu, para a língua alemã, o livro de Jorge Amado, "Milagre dos Pássaros", os versos de cordel do conhecido artista nordestino João José da Silva, sobre os famosos "Lampião e Maria Bonita", e outros. Ela valoriza a diversidade cultural das nossas raízes afro-brasileiras. Sua arte tem enredos e "figuras mitológicas", onde reúne animais com gestos, traços e faceirices humanas.

                             Um dos painéis em xilogravura de Tita do Rêgo Silva

Uma de suas obras em destaque na cidade de Hamburgo é uma gravura em painel, intitulado "Contos de Infância", com dimensões: setenta centímetros de altura e quarenta metros e meio de comprimento. Esse imenso painel foi encomendado por um dos maiores hospitais de Hamburgo, e foi fixado em seu muro.

A arte e obra de Tita do Rêgo da Silva conta histórias que criam outras, e acrescentamos que, sob nosso ponto de vista, ela é autora de uma mitologia contemporânea com base em seu imaginário que possui referências de sua infância feliz, na cidade Caxias do Maranhão, onde nasceu e onde iniciou seus diálogos com pássaros, vaquinhas, peixes, formigas, e outros aninais da fauna brasileira, onde houvia historinhas, além do sincretismo religioso.

Há muito o que comentar sobre essa artista internacional de grande sucesso na Europa, que não esquece de suas referências brasileiras, e que contribui com a cultura de sua cidade natal Caxias, sempre que há oportunidade de visitar e rever suas raízes que fazem parte, também, da história cultural da cidade de São Luís - capital do Estado do Maranhão, que no próximo dia 8 de setembro deste ano de 2012 comemora 400 anos de fundação. 


São Luís é tombada, pela UNESCO, como cidade "Patrimônio Cultural da Humanidade", desde a data de 5 de dezembro de 1997. E a arte de Tita do Rêgo Silva faz parte do patrimônio cultural de Caxias, do Maranhão, de São Luís, do Brasil e do mundo. 

Assim, homenageamos à importante artista brasileira e alemã, cuja obra tem passado, é realizada no presente, e já está no futuro.


Brasil, 01 de setembro de 2012 Grupos ARTFORUM Brasil XXI- 12 anos Universidade Planetária do Futuro- Ano III

Universidade Planetária do Futuro - Ano III
http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com
.
Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta:
http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

http://universidadeplanetariadofuturo.WebStarts.com/index.html

Revista Planetária - ArtForum Internacional
Coordenação de edição, artigos especiais: Ana Felix Garjan

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate