quarta-feira, dezembro 26, 2012

Homenagem à memória de Dona Canô Veloso, mais uma estrela no céu!

A Revista Planetária - ArtForum Internacional presta homenagem à memória da matriarca Dona Canô Veloso  que faleceu na manhã de ontem, dia 25 de dezembro de 2012.


A Universidade Planetária do Futuro e os Grupos ARTFORUM Brasil XXI registraram homenagem póstuma à Dona Canô, grande mulher brasileira, que em sua idade era referência especial de mãe, de cidadã e de pessoa religiosa que mantinha tradições culturais em sua amada cidade Santo Amaro da Purificação - BA.

Hoje foi o dia do velório de Dona Canô, aberto à população, seus admiradores e grupos religiosos, além de sua família e amigos, que desde ontem estiveram prestando suas homenagens à matriarca da família Veloso. O velório foi realizado na Igreja de Santo Amaro, com a presença dos seus descendentes e admiradores dessa grande mãe e cidadã brasileira.

Dona Canô foi é enterrada em Santo Amaro, na Bahia, hoje, dia 26 de dezembro de 2012, após o cortejo que saiu da Igreja da Matriz até o cemitério de sua cidade, acompanhada por seus filhos que estavam muito emocionados por prederem sua amada genitora. Mas seu legado e as tradições que criou serão continuadas por seus filhos, familiares, amigos e grupos culturais.



Dona Claudionor Viana Teles Veloso nasceu em 16/09/1907, e foi no município de Santo Amaro da Purificação ( Recôncavo Baiano), que se casou, com “Seu Zeca”, que morreu em 1983, com 82 anos.

Criaram seus filhos e construíram uma longa vida de amor aos seus filhos: Clara, Roberto, Caetano, Bethânia, Rodrigo e Mabel. Dona Canô adotou as filhas Irene e Nicinha. 

Ela participava, todos os anos, da tradicional Festa de Reis em Santo Amaro, que reúne milhares de pessoas em toda região. A celebração de seus aniversários também se tornou um marco cultural em sua cidade, e muitas eram as pessoas que participavam dessa bela festa familiar que era aberta ao público.



Um belo sorriso de uma mulher forte,
cheia de amor e sabedoria
 
(Imagem-Dez.05 - Dona Canô participa da procissão em homenagem a Santa Bárbara )



"Quando ela completou seu centenário, houve um missa celebrada pelo então arcebispo primaz do Brasil, cardeal Dom Geraldo Majella. De Dom Geraldo, Dona Canô recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Depois das comemorações em Santo Amaro, Dona Canô foi para um hotel festejar os 100 anos. Ela foi recebida pela família e pelos amigos mais próximos. 

O então ministro da Cultura, Gilberto Gil, entregou à Dona Canô uma carta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em julho de 2011, Lula visitou pessoalmente Dona Canô em Santo Amaro".

Era um mãe orgulhosa de seus dois filhos que são grandes nomes da Música Popular Brasileira: Caetano Veloso e  Maria Bethânia. Ela se tornou uma pessoa muito conhecida e amada em sua cidade de Santo Amaro, e do Recôncavo Baiano. Essa grande mulher sempre esteve ao lado de grandes causas culturais e religiosas, e sempre defendeu a melhoria de Santo Amaro e de seus moradores. Era uma exemplar mulher forte, serena e de muita paz.


O governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, esteve presente ao velório de Dona Canô em Santo Amaro, para prestar homenagem à Dona Canô e à família Veloso. Ele disse:

"Vim externar os sentimentos de todos os baianos e acredito que de todos os brasileiros. Ela se transformou em uma grande figura, não só pelos filhos importantes na música brasileira, mas pela fé e inspiração dela. Ela tinha personalidade própria, não era só a mãe de Caetano e Bethânia, era Dona Canô. Nesse corpo tinha uma imensidão de carinho e alegria. É uma figura que deixa exemplo de paz, do bem, que tinha sua fé, mas sabia conviver com as diferenças. Decretei luto oficial de três dias. Vou estudar com a família a melhor forma de fazer uma homenagem a ela", disse o governador Jaques Wagner.


O prefeito de Santo Amaro da Purificação, Ricardo Machado, decretou luto oficial de três dias em homenagem póstuma à Dona Canô. Ele disse que ela era sinônimo de alegria e festividade. Uma pessoa iluminada que deixará uma grande lacuna no coração dos santoamarenses, baianos e brasileiros".

Nós dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 13 anos registramos aqui, nossas mais sinceras condolências à família Veloso, e nos sentimos muito tristes com a passagem de uma importante matriarca brasileira que deixa um legado muito importante para todo o Brasil.


(Fotos e dados pesquisados na Internet, em memória póstuma a Dona Canô.)































"Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,
recomeçar na derrota,
renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos
e ser otimista.

Creio na força imanente
que vai gerando a família humana,
numa corrente luminosa
de fraternidade universal.

Creio na solidariedade humana,
na superação dos erros
e angústias do presente.
Aprendi que mais vale lutar
do que recolher tudo fácil.
Antes acreditar do que duvidar."

Cora Coralina




Homenagem na Universidade Planetária do Futuro - Ano III

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com.br/2012/12/dona-cano-cumpriu-sua-missao-de-mae-e.html


Brasil, 26 de dezembro de 2012

Grupos ARTFORUM Brasil XXI

Revista Planetáriia - ArtForum Internacional

Coordenação de edição: Ana Felix Garjan
www.artforumunifuturobrasil.org

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate