domingo, junho 30, 2013

Homenagem especial à poeta e escritora acadêmica Mírian Warttusch

O Grupo ARTFORUM Brasil XXI tem grande honra de prestar homenagear à Senhora Mírian Wasttusch, poeta, escritora acadêmica e produtora cultural, através de seu trabalho dedicado à cultura de paz, à poesia e literatura brasileira, ao meio ambiente.








Foto de Mírian
Warttusch




Iniciamos nossa homenagem através da publicação da foto e poema RELICÁRIO, que Mírian dedicou à sua Mãe.
R E L I C Á R I O

  
Na minha memória, mamãe é chama viva!
Tão bonita, tão viçosa, tão cheia de vida!
Mas o tempo passou, levou consigo,
Sem pena de mim, a minha mãe querida!

Implorei ao tempo que não apagasse,
Que deixasse ficar comigo, em relicário,
o seu meigo sorriso, o brilho dos seus olhos,
Pois tudo eu guardaria, como num sacrário.

Cumpri a promessa; e ao abrir essa caixinha,
Onde guardei de mamãe também o coração,
Encontro esplendente, inteiro o seu sorriso,
E a luz do olhar que fulge, se estou na escuridão.

Assim, se a saudade vier me atormentar,
Abro a caixinha mágica e choro de mansinho;
As minhas lágrimas, mamãe vem enxugar,
Sorri com tal amor, me olha com carinho...

Mamãe é sim, a minha guardiã eterna,
Por mim, eu sei, eternamente irá zelar.
Com sua presença forte e misteriosa,
Mamãe não morreu... só mudou de lugar...

Mamãe se transformou em estrela fulgente,
Se tenho um problema, lhe peço a solução.
Ela me mostra o caminho que devo seguir,
Como um farol a brilhar, me indica a direção.

Mães são eternas, Deus as predestina,
Para missão sublime, destino mais bonito,
Luzes perenes, fachos a brilhar,
lá longe, além das fronteiras do infinito.

Mírian Warttusch
Direitos FBN

*
Um dos seus mais belos poemas :
  
O OLHO DE DEUS
O olhar lindo de Deus
A vasculhar o Universo
Vem olhar os versos meus,
E fica ali submerso...
Gosta que eu fale com Ele,
E olhe no Seu lindo olhar.
Que no verso eu fale Dele,
E até chore ao declamar.
Amei tanto ali, meu Deus,
Como nunca O amara antes!
Brilhavam os olhos Seus
Como fossem diamantes!
Nasceu assim o poema,
Tendo ao lado o meu Senhor...
Seu olhar serviu de tema,
Com fulgurante esplendor!
Bem no centro do Universo,
A Via Láctea a espreitar,
Ele vai levar os versos
Para um anjo declamar.
 
Trajetória cultural
Mírian Warttusch é o nome artístico de uma escritora que se sente e diz possuir alma sensível de poeta, de sonhadora e apaixonada por tudo o que sonha, realiza e recebe bons resultados notórios de sua participação singular, no panorama cultural brasileiro.

Ela nasceu em São Paulo, na década de 40, no bairro de Tatuapé, onde paisagens magníficas como as da Mata Paula Souza estavam preservadas e intocadas em suas belezas naturais, e serviram de cenário para sua infância de sonhos poéticos e inesquecíveis. Mírian e seu pai costumavam passear nessa floresta, onde eles passavam horas deslumbrantes, diante da natureza. Ele levava seu violão, e ela passava a cantar diversas canções que lhe preenchiam a alma e a preparava para anos mais tarde fazer aflorar seus dons de poeta e compositora.


Ela desenvolveu uma produção literária intensa nos anos 60. Em seu livro “Sonho e Realidade”, diversos poemas representam uma autobiografia da autora, e foi naquela década, que em parceria com o poeta edil, Dr. Coryntho Baldoíno, ela escreveu lindos poemas para o livro “Uma Odisséia no Tempo”.   (O Dr. Coryntho faleceu antes do lançamento do livro).

Mírian Warttusch casou-se no ano de 1970, e desse feliz enlace nasceram seus três filhos. Então Mírian ficou ausente dos meios literários por quatro décadas, vindo a retornar ao cenário que tanto gosta, através de sua obra “Programa Cultural Planeta Azul e Verde” que se compõe de vários projetos ecológicos: Soldadinhos da Natureza, Reflorestar, Animais em Extinção, Pássaros Migradores, Consciência Negra, Mãe Natureza Visita Rios Brasileiros, O Homem do Campo, Eu Sou Uma Lenda Brasileira - contendo histórias, músicas e textos teatrais direcionados para a educação infanto/juvenil.
*
Mírian como Mãe Natureza
Simbolizando a Mãe Natureza, a poeta e escritora se veste com as cores do arco-íris, e em discursos apaixonados faz uma vibrante apresentação, contando de uma a uma as histórias que escreveu sobre ecologia e meio ambiente, e através de seus argumentos e belas encenações consegue emocionar a platéia que se encantada e fica presa aos fortes e inquestionáveis apelos da artista. Seguem-se bailados e enquetes que fazem a diferença nas salas de leitura ou onde quer que sejam apresentados.
“Quem cuida desse céu azul?
Sou eu? É você? Somos todos nós!
A Terra tão azul, esplendorosamente linda,
Os astronautas puderam ver!
Do espaço Sideral, esplendorosamente linda,
Vestida com seu manto ozonal!
Planeta Azul, Planeta Azul,
Gira no Espaço Sideral.
Uma visão de Deus,
Aos filhos seus!”

*
Os Soldadinhos da Natureza nas escolas
Ponto culminante desse Programa Cultural, os Soldadinhos da Natureza – crianças arregimentadas nas escolas – fazem um aparte especial nos espetáculos, plantando mudas de árvores nativas do Brasil, nas suas escolas, distribuindo sementes e mudas dessas espécies. Acompanham o Teatro em todos os momentos, posicionados na platéia, adentram a nave centralem direção ao palco, e, ao término de cada espetáculo, sobem ao palco em marcha triunfal, cantando com alegria “A Marcha Dos Soldadinhos”. 

E vestidos com as cores brasileiras desfilam tendo em mãos um bastão de flores, símbolo da paz para as crianças do mundo todo, num apelo emocionado para que se preserve a natureza, os homens e os animais. Em cada escola visitada, surge um novo e lindo batalhão. Esse trabalho artístico e pedagógico consegue promover a educação ecológica entre centenas de crianças.
“Soldadinhos vem marchar, natureza defender.
Todos juntos a lutar, e vencer! Vencer! Vencer!
Terra fofa pra plantar, sementinhas do amanhã.
Natureza preservar, natureza nossa irmã.
Atenção: apontar, atirar mil sementes na Terra!
Atenção: apontar, atirar, é de paz a nossa guerra!
Um, dois, três, vem onça pintada
Bate a patinha, marcha nessa estrada.
Voa ararinha, como um avião
Veja lá do alto, o que se passa aqui no chão...”

*
  
Mírian em seu monólogo Hortinha de Feijão

Em seu monólogo Hortinha de Feijão, Mírian conta a bela e enternecedora história do 'homem do campo' que abandona sua terra por falta de incentivos e apoio, e vem trabalhar como zelador de um prédio, em pleno centro da cidade. Hortinha de Feijão, Meu Sertão é Lindo, Dona Minhoca, são músicas que fazem parte desse monólogo, cujo intuito é conscientizar e tocar profundamente os corações, e emocionar a plateia.







Mirian Wartttusch recebeu Diploma de Honra ao Mérito do Grupo ARTFORUM Brasil, em 2009, pelo Grupo ARTFORUM Brasil XXI, cuja diretora é a cientista social, escritora, poeta, artista plástica e curadora de arte, Ana Maria Felix Garjan ( Ana Felix Garjan) por seu magnífico trabalho, por ocasição de um evento especial pela PAZ, na Casa das Rosas - São Paulo.

O primeiro CD dessa obra, enfoca Animais em Extinção e em suas palestras nas escolas, bibliotecas, centros culturais, faculdades e empresas, Mírian fala sobre as atrocidades cometidas pelo homem contra esses animais, por que se encontram em perigo de extinção - no caso do Mico Leão da Cara Dourada, cita como exemplo: quando o corredor de trânsito pelo qual ele viaja na floresta a procura de parceiros, é quebrado pela derrubada indiscriminada das árvores, o animal fica confinado em sua reserva e por ter hábitos parecidos com os do próprio homem, não se acasala dentro de sua própria família, motivo principal que o torna vulnerável a aumentar a lista de animais em perigo de extinção - Cada animal sofre de uma forma diferente as investidas criminosas do homem que caça e mata sem ter consciência do quanto estará afetada a vida em nosso planeta a cada ato criminoso que cometer. 

Com riqueza de detalhes, a autora envolve os jovens com seu modo jovial e comunicativo de contar histórias, cantar e elucidá-los sobre os tantos, complexos e diversos problemas criados pelo homem junto à natureza, ou no meio ambiente em que vivem. O alerta é muito forte e tem mesmo a intenção de chegar ao coração dos homens através das crianças e jovens. 

Há também os momentos de humor e descontração, em que os bichos contam divertidíssimas histórias a respeito de sua vida na floresta e na cidade, de uma forma pitoresca, que aliada as belas canções criadas pela autora, fazem o encanto dos espetáculos.
Assim envolvidas, as crianças entendem bem dos seus deveres e obrigações para com o mundo em que vivem, para que as futuras gerações possam subsistir e saber que a nossa luta foi exatamente em prol de um planeta sempre admiravelmente azul e maravilhoso, o nosso lindíssimo Planeta Terra!

*

CD Animais em Extinção
1  - Planeta Azul
2  - Estrelinha Trililim
3  - A Marcha dos Soldadinhos
4  - O Coração Doeu
5  - Tucano Dourado
6  - Boto Cor de Rosa
7  - Ararinha Vermelhas
8  - Macaquinho Pim Pam Pum
9  - Urso Panda
10  - Jacaré do Papo Amarelo
11  - Onça Pintada
12  - As Tartaruguinhas
13  - A Marcha dos Soldadinhos II
14  - Tamanduá Bandeira
15  - Papagaio da Cara Roxa 
16  - Peixe Boi
17  - Lamento do Mico Leão
18  - O Mapinguary
19  - Shua Baleia
20 – O Canto do Curió

*
Missa de Natal no Hospital Municipal do Tatuapé

Nos seus trabalhos temáticos, O Natal que congrega os povos ao amor e à fraternidade universal em busca da paz é um tema que a autora trabalha, preferencialmente, visitando hospitais, empresas e asilos, promovendo um encontro comovente, em que operários, pacientes e idosos, são convocados a participar como coadjuvantes.
Essa Missa de Natal teve início com a peça musical “Jesus Nasceu Aqui”, tendo como coadjuvantes os próprios pacientes do Hospital Municipal do Tatuapé. (Os figurinos são fornecidos pela própria autora, que prepara os figurantes momentos antes da apresentação.

Não há ensaio, tudo é feito de improviso e acontece sempre com muita introspecção). Na encenação participou um casal e seu recém-nascido bebê, da ala de neonatalidade, que simbolizaram a Sagrada Família; os anjos e Angélica, foram representados pelas crianças da Pediatria, e os Reis Magos pelos pacientes da ortopedia.
Todas as encenações foram organizadas sob a direção da própria autora; a menina Angélica sonha que Jesus possa nascer em sua casa e o Anjo lhe anuncia que ela prepare uma caminha para Jesus, Maria e José, pois seu pedido será atendido. No momento solene da consagração, a criança, simbolizando Jesus, foi erguida e mostrada aos presentes, pelo Reverendo.



'Jesus Nasceu Aqui' (Canção de Ninar)
Letra, Música e Interpretação de Mírian Warttusch

Vou fazer um bercinho pra Jesus.
Lá no alto, a Estrela já está brilhando!
Vou cozinhar uns docinhos bem gostosos
Pros três Reis Magos que já devem estar chegando.
Nossa Senhora bateu em minha porta
Pediu pousada para ela e São José.
-Pode entrar Nossa Senhora...
Pode entrar São José...
Vou preparar uma caminha pra vocês também
Fazer tocar o sininho big bem, bem, bem...
Deixa Jesus Nascer aqui?
Deixa nascer o Criador, Nossa Senhora.
Deixa nascer o Criador aqui?
Deixa Jesus nascer aqui.
Tem fraldinha e mamadeira, se Ele chorar.
Você deixa depois, Jesus eu carregar?
Eu não deixo Ele chorar...
Eu não deixo Ele chorar.
Vou cantar uma cantiga de ninar
Vou cantar uma cantiga de ninar.
Nana, Jesus amor...
Nana Jesus meu bem.
Nana, nana, nana, neném
Nana, nana, nana neném...
Se ouvir tocar o sininho big bem, bem, bem...




A escritora Mírian Warttusch é incansável na busca constante de sua criatividade. Assim a autora iniciou um novo e fantástico trabalho junto às escolas que agregaram ao seu currículo a Academia Estudantil de Letras, que tem por ideal, funcionar sob os mesmos moldes da Academia Brasileira de Letras.


Os jovens escolhem seus autores prediletos e ocupam suas cadeiras, numa solenidade festiva, levada a efeito em teatros, CEUS ou na própria escola. Os alunos recebem suas becas, certificados e medalhas, e declamam poemas ou trechos das obras dos seus autores. Os seminários acontecem nas próprias escolas.


Como patronesse e autora atuante em todas essas academias, Mírian apresenta com orgulho, em suas palestras, uma Ode Musical em homenagem aos autores escolhidos como patronos das academias e Sinfonia Poética, bem como 50 peças de teatro– Peças Encantadoras Para Salas de Leitura que estão à disposição das salas de leitura nas escolas, e nasceram como um inestimável instrumento de trabalho, dos quais poderão fazer uso os educadores.

MíriMurian apresenta esse trabalho em suas palestras e proporciona aos jovens e professores a oportunidade de falarem sobre seus autores prediletos, evidenciando que também adora musicar poemas como fez com Domus de Adélia Prado, Bilhete e A Rua dos Cataventos, de Mário Quintana, A Serra do Rola Moça, de Mário de Andrade, Ninguém me Venha Dar Vida, de Cecília Meirelles, Lianor Vai a Fonte, de Luiz Vaz de Camões, A Onda e Vou-me Embora Pra Pasárgada, de Manuel Bandeira, e tantos outros.
  
Ler é saber, é entender, é interpretar...
- Deixar a curiosidade se aguçar -
Estradas, trilhas, sendas - que viagens!
Ter íntimo conluio com os personagens.
A leitura aprimora os nossos ideais;
O que éramos ontem, hoje não somos mais...
(Mírian Warttusch)

*

Primeiro Volume de Sinfonia Poética
Volume I

MACHADO DE ASSIS - Ideais são Tesouros (Marcha Rancho)
CASTRO ALVES - Ó Bendito o Que Semeia (Cateretê)
PADRE ANTÔNIO VIEIRA - Sermões Memoráveis (Blues)
MONTEIRO LOBATO - Quando Canta o Coração (Frevo/Marcha Americana/Marcha Rancho)
PEDRO BANDEIRA - Deixa Brilhar o Sol (Balada)
VINÍCIUS DE MORAES - Na Imensidão da Alma 
(Samba Bossa)
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE -
 As 100 Razões do Amor (Samba)
CORA CORALINA - Como Água Nascente (valsa)
CLARISSE LISPECTOR - A Hora da Estrela (Marcha Rancho)
LYGIA FAGUNDES TELLES - 
Na Catedral da Alma (Pop Rock)
CECÍLIA MEIRELLES - Sonhar Nunca é Demais (Balada)
PAULO DANTAS - Mandacarus de Fogo (Cordel/Toada)  

*
  
Segundo volume de Sinfonia Poética
Volume II

RUTH ROCHA - A Flauta Mágica (Chorinho)
RAQUEL DE QUEIRÓZ - O Olhar de Chico Bento (Baião)
MÁRIO QUINTANA - A Ciranda do Mundo (Ciranda/samba)
ÉRICO VERÍSSIMO - Canção Para Ana Terra(Guarania)
ADÉLIA PRADO - Domus (Minueto)
LUIS VAZ DE CAMÕES - O Vira de Lianor (Folclore)
TARSILA DO AMARAL - Plantar e Colher (Marchinha)
JORGE AMADO - Deixa o Mestre Descansar (Samba)
CHICO BUARQUE DE HOLLANDA - Desatinos de Mulher (Samba/valsa)
JOÃO GUIMARÃES ROSA - O Grande Pensador (Olodum)
ANTÔNIO FRANCISCO - Saudade da Terra (Marcha Militar)
ELIAS JOSÉ - O Palhaço Sanhaço (Marchinha) 

*
Volume III (ainda em estúdio)
OLAVO BILAC - Falaram Todas as Estrelas (Seresta)
MANUEL BANDEIRA - A Onda (Canção Lírica)
FERNANDO PESSOA - A Poesia é Uma Canção 
(Fado estilizado)
MÁRIO DE ANDRADE – A Serra do Rola Moça 
(Forró).

*
As músicas, poemas e peças teatrais desta obra cultural de extrema beleza, são apresentados em suas palestras, como mensagem expressiva do talento da autora e nos seus encontros com os jovens que fazem parte das Academias Estudantis de Letras nas Escolas, tudo isto lhes é oferecido como mais uma contribuição para a descoberta dos seus dons, exteriorização dos seus vários talentos e crescimento interior. Um autor presente em suas vidas, é  para eles uma nova e bela descoberta.

Através da Internet conheceu dois maravilhosos sonetistas, Jenário de Fátima, de Brasília, e Nizardo Wanderley, de Natal, com os quais iniciou uma parceria poética romântica inusitada, e atualmente Mírian/Jenário e Mírian/Nizardo são conhecidíssimos e aclamados autores virtuais - é autora de centenas de poemas, sonetos e crônicas em diversos sites.


Foi por ocasião do Natal de 2007 que ao receber pela Internet, o soneto “Fantoche”, de Jenário de Fátima, respondeu-lhe com outro soneto “Desajustes de Natal”, e assim, a cada soneto que ele lhe enviava, ela lhe respondia com outro soneto. Aconteceu, pouco tempo depois com Nizardo, que ao lhe enviar o soneto “Amor de Net”, teve a surpresa de Mírian lhe responder com o soneto “Internautas Apaixonados”.

Os três sonetistas resolveram brindar seus leitores com uma edição com nada menos de 140 envolventes sonetos – sendo 70 de Mírian -  que lhes trará deliciosas surpresas, com diálogos de fé, amizade e  amor, com todo o requinte e talento desses poetas que se conheceram através do mundo virtual.
A escritora acadêmica Mírian Warttusch encontra-se envolvida em vários movimentos culturais na cidade de São Paulo, entre eles encontros litero-musicais na Casa das Rosas, Beco dos Poetas, Clube Caiubi de Compositores, Parque Ecológico do Tietê, Poetas da Mooca, Vila Prudente, Tucuruvi, Santana, Parque da Água Branca, e muitos outros.
*
CRIATURA E CRIADOR
Um poema que fala de paz, através da própria alma do poeta. 
Dia 14 de março Dia Internacional da Poesia
Dia 7 de outubro, Dia do Compositor

Componho versos, canções, componho para a vida.
Crio ininterruptamente para o meu Criador.
Componho suplicando a paz tão preterida,
Componho a convite da sensibilidade e do amor!
Compor é sim a arte de as almas conquistar,
Trazer ouvintes e leitores a si estreitos.
Canções e versos, para fazer sorrir, sonhar,
Nas praças, nas escolas, nos palcos e nos leitos.
Saber que a palavra do poeta tem efeito,
Ser consciente, para que a sua criação,
Não se elabore a esmo, ou de qualquer jeito,
Mas leve profunda mensagem a cada coração.
Ser poeta é estar ciente que em si deve habitar,
O Ser Supremo, o próprio Pai, a Divindade.
E como criatura, frente ao Criador se ajoelhar,
Ciente de que Aquele que o criou, deu-lhe a imortalidade.
Mírian Warttusch
(11) 2097-1691  9-7569-0009



Nossas considerações
Diante da importante contribuição da poeta, compositora e escritora acadêmica Mírian Warttusch às diversas expressões artísticas e culturais que envolvem pessoas de diversas idades e em diversos contextos sociais, nós do Grupo ARTFORUM Brasil XXI - 13 anos prestamos homenagem carinhosa a sua pessoa, na data de hoje, último dia do mês de junho de 2013.

Desejamos registrar que a presente matéria em sua homenagem já deveria ter sido publicada no dia 15 passado. Mas diante das justas manifestações populares nas ruas, avenidas e praças nas grandes metrópoles, em todas as capitais e cidades brasileiras, nessas últimas semanas, preferimos publicar a presente matéria especial, na data de hoje, último dia de junho, como simbólico exemplo de nossa cidadania, e da participação da cidadã brasileira Senhora Mírian Warttusch, no cenário da cultura, nas áreas sociais e importante educação ecológica. A ela nosso reconhecimento e aplausos por ser um exemplo digno de ser seguido por mulheres e homens, diante de delicados temas e projetos humanistas.

O Grupo ARTFORUM Brasil XXI, através da Revista Planetária - ArtForum Internacional, sente-se feliz por ter sido recepcionado pela homenageada, através dos contatos de Ana Maria Felix Garjan com Mírian Wartusch, no início de junho, para ser convidada para essa homenagem. A matéria aqui publicada resulta de conteúdos enviados pela autora.

A Revista Planetária - ArtForum Internacional tem publicado, ao longo desses quatro anos, diversas matérias sobre a obra de pessoas que dignificam suas profissões, em diversas áreas, bem como homenagens a personalidades que deixaram um grande legado à cultura brasileira, como Clarice Lispector, Oscar Niemeyer, Luiz Gonzaga e tantos outros.


Oferecemos à Senhora Mírian Warttusch o Diploma de Honra ao Mérito, por sua reconhecida dedicação à cultura brasileira!



 
Brasil, 30 de junho de 2013
Grupo ARTFORUM Brasil XXI
Revista Planetária - ArtForum Internacional




Coordenação de Edição: Ana Felix Garjan
anafelixgarjan.artes2010@gmail.com

Arte e Cultura são pólos de desenvolvimento

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate