terça-feira, agosto 20, 2013

Dia Mundial da Fotografia - Exposição " Retratos da Lua", de Ana Felix Garjan

Em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto,
O Grupo ARTFORUM Brasil XXI - 13 anos

Apresenta a exposição 


"Retratos da Lua"

Fotografia poi Ana Felix Garjan



A fotografia nasceu há dois séculos. A arte da fotografia foi se desenvolvendo através de alguns mestres que criaram e ampliaram seus objetivos, ao longo dos tempos até a atualidade. A partir do século XX a fotografia tem sido muito importante como ferramenta e instrumento para registrar circunstâncias da humanidade, desde as guerras a grandes fatos políticos, sociais e culturais.

A partir do atual século XXI, a fotografia ganha, cada vez mais, espaços em todos os meios de comunicação social, política, cultural, científica, artística. As ciências, as tecnologias, a cultura, a arte e as comunicações não podem ser desenvolvidas sem que a fotografia desempenhe seu papel de registrar o dia a dia da coletividade, as catástrofes ambientais, os grandes acontecimentos no mundo, no planeta e no espaço, bem como a fotografia é a base do cinema.

A fotografia faz parte de meu trabalho de pesquisa em arte na área cultural, ecológico – artístico, e poética, através de duas coleções: "Arte-FotoPoema" e "Poemas Azuis", de minha autoria.

Dedico fotos desta mostra "Retratos da Lua", no dia de hoje, aos mestres: meu pai Francisco e meu irmão José Lino (eles foram meus primeiros professores de fotografia); à minha irmã Maria de Fátima, que colabora com minhas expressões artísticas, através do seu olhar estético e crítico;

Agradecimentos especiais

Ao pintor e fotógrafo paulistano Nelson Godoy; Ao fotógrafo José Lino Costa Felix; À arquiteta e fotógrafa Margareth Gomes de Figueiredo; À pesquisadora da biodiversidade do estado de Mato Grosso, fotógrafa e artista plástica, Sandra Roseli Bertote Neto; Ao fotógrafo alemão, Johen Dietrich, com quem participei de curso sobre fotografia e câmaras antigas, que revelavam algo mais e ao fotófrafo Sergio Sombra, proprietário do Foto Sombra, em São Luís - MA.

Com cada um deles tive a chance de trocar idéias, de criar algumas tecnologias, fotografar com mais sensibilidade, e ter um olhar além do objeto, da cena, escolher ângulos, dialogar com as pessoas a serem fotografadas. Aprendi uma maior sensibilidade em fotografar a alma, e até a aura humana. Cada uma dessas pessoas me inspirou e motivou a amar a fotografia.

A 1ª mostra de minha arte em exposição na Europa foi apresentada na galeria do Consulado do Brasil na Baviera, em Munique, através de três coleções: São Luís – Munique, Retratos da Vida e Monumentos históricos brasileiros.

Contei com alguns tradicionais laboratórios em São Paulo, Belo Horizonte e São Luís -cidade patrimônio da humanidade, onde o tradicional "Foto Sombra" foi muito importante para o bom resultado e qualidade do meu trabalho. Estive algumas vezes nos laboratórios acompanhando as revelações de fotos em PB.

Desde 2006 desenvolvo pesquisas em fotografia, pois meu interesse é criar linguagens visuais de arte, através da foto digital que me ajuda a criar imagens inéditas. Como resultado criei a marca "ArtTecPhoto", uma boa combinação de fotografia e arte digital que amplia a criação de novos grafismos.

A arte da fotografia é arte eterna.

Homenagem aos fotógrafos brasileiros e internacionais, que são importantes mestres e artistas que nos fazem ver o mundo e a humanidade, a natureza, os animais, os seres e paisagens da Terra, com olharem mais sensíveis.
Homenagem especial ao grande mestre da fotografia no mundo, o francês Henri Cartier-Bresson, nascido em 1908 e falecido em 2004, aos 95 anos.

Entre tantos nomes conhecidos e outros desconhecidos no mundo fotográfico homenageamos fotógrafos e fotógrafas brasileiros e de outros países: 

Araquém de Alcântara, Sebastião Salgado, Yasuyoshi ChibaChico Albuquerque, Geraldo de Barros, Thomaz Farkas, German Lorca, Gervásio Baptista, J. R. Duran, Eduardo Salvatore, Walter Firmo, Mario Cravo  Neto, Cristiano Mascaro, João Urban, Renata Castello Branco, Luiz Braga, Marcio Scavone, Maureen Bisiliati, Claudio Edinger, Thomaz Farkas, Elza Lima, Luiz Carlos Felizardo, Cláudia Jaguaribe, Carlos Moreira, Carlos Alcântara, Jade Beall, Bruna Prado, Autumn Sonnichen, Francisca Rigaud, Claudia Proushan, Sandra Roseli Bertote Neto, Alice Kohler, Frank Tavares, Lis Onda, Lara Lunna, Janete Ferreira, e tantos outros fotógrafos e fotógrafas amadores e profissionais do Brasil e do mundo, em diversas áreas, que registram a beleza da natureza, da Terra, das pessoas, das artes e diversidades culturais.

A arte da fotografia é arte eterna...
Ofereço à Humanidade minha arte, pois ela não me pertence.







A fotografia é arte eterna...

A fotografia faz parte de meu trabalho de pesquisa em arte, há alguns anos, na área artística, poética e ecológica. Entre diversas coleções, estão em destaque: "Arte-FotoPoema", "Poemas Azuis" e "Retratos da Lua".

Agradeço àqueles que de alguma forma contribuíram para que minhas coleções fotográficas fossem divulgadas em exposições no Brasil e ma Europa, a partir da 1ª exposição em Munique e outras cidades da Europa, no final do século XX.




Brasil, 19 de agosto de 2013
Revista Planetária - ArtForum Internacional
ARTFORUM Brasil XXI - 13 anos
_________________________________________

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate