quarta-feira, novembro 06, 2013

Dia da Cultura - Semana Cultural ARTFORUM Brasil XXI

5 de novembro: Dia Nacional da Cultura.

A cultura brasileira é uma das mais diversificadas do mundo!

O Brasil possui raízes africanas e indígenas, e ao longo do seus 5 séculos tornou-se um verdadeiro país continental que abraça as culturas de outros países!

Somos a síntese de todas as etnias e culturas que se desenvolvem e se misturam com a cultura brasileira!





A Cultura é o retrato vivo de um povo. A Cultura e a Ciência, bem como a Educação fazem parte do universo intercultural de um país. O "Dia da Cultura e da Ciência", é comemorado em 5 de novembro de cada ano, para homenagear a data natalícia de personalidades das letras e das ciências, no Brasil e no mundo. A data foi criada em homenagem ao Conselheiro Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.

Essa data foi registrada, também, pelo Grupo ARTFORUM Brasil XXI no Face book e na Revista Planetária - ArtForum Internacional, através da divulgação de um pôster especial para marcar essa data do calendário brasileiro.

Mas o que significa cultura? Cultura vem a ser o acúmulo da vivência histórica de significados sociais: linguagens, técnicas, valores, fé e gosto, construídos coletivamente, que tem muita relação com as maneiras de relação com a maneira de vestir, de morar, de comer, de trabalhar, de rezar, de se comunicar, de se interagir.

A cultura é um patrimônio vivo e plural dos povos da humanidade, e até os elementos contraditórios e outros tantos, fazem parte da cultura de um país. Assim, uma ordem política ou programação governamental não pode interferir nas manifestações culturais e democráticas que acontecem em uma nação, pois a cultural, em síntese, é parte importante do patrimônio humano, social e natural, herdado pelos antepassados de um povo, nação.

Costumes, cotidiano, gestos, ensinamentos, a escrita, a palavra, o idioma e tudo que o homem troca e adiciona à natureza, tudo o que ele faz sem sua vida que não é inato ao seu nascimento pode ser considerado como ações de cultura. Assim, Cultura é resultado de construção, transformação, mudança e produto de uma sistematização social.

Um povo que perde a sua cultura, sua história, sua memória, seus costumes, perde sua alma, fica sem identidade. No Brasil, tão vasto, tão amplo, com tantas expressões diferentes, com distintas maneiras de ser, de viver, de conviver e de fé múltipla, que vão se modificando de lugar para lugar e, a todo o momento, não podemos falar de uma única cultura, mas de culturas plurais que o formam.

Quantas nações existem inseridas no nosso País? Culturas indígenas, africanas, povos europeus, cada um com suas tradições, línguas, procedimentos, modos de ser e crer, que ajudaram a formar um país plural.

Brasil 05 de novembro de 2013
Grupo ARTFORUM Brasil XXI - 13 anos

Revista Planetária - ArtForum Internacional
Coordenação de edição: Ana Felix Garjan

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate