quarta-feira, dezembro 18, 2013

O MAPA DA TRIBO: novo livro de Salgado Maranhão será lançado no Rio de Janeiro, Teresina - Piauí e Caxias - MA

Foi lançado na cidade do Rio de Janeiro o último livro do poeta Salgado Maranhão, O MAPA DA TRIBO.

Ele lançará seu livro nas cidades de Teresina - Piauí, antes do Natal, e em Caxias - MA, no final do mês de janeiro de 2014. Obs: O lançamento que estava esteva previsto para ser realizado em 22 de dezembro, na cidade de Caxias, foi transferido para o final de janeiro de 2014, por motivos de ordem superior, uma vez que uma das senhoras participantes da programação sofreu um AVC, passou por uma delicada cirurgia, está em estado grave, e por esse motivo, de solidariedade, os diretores do ECGD - Espaço Cultural Gonçalves Dias combinaram com o Poeta Salgado Maranhão, que o lançamento do seu livro será realizado no fim do mês de janeiro de 2014.

Homenagem ao poeta em São Luís - Maranhão, em janeiro de 2014

No próximo mês de janeiro de 2014, Salgado Maranhão será homenageado em São Luís - Maranhão, por setores e fundações de cultura, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, para apresentar evento lítero-cultural e artístico, em homenagem à vida e obra desse grande caxiense.

Retrospectiva do evento cultural do dia 09 de outubro de 2013, em homenagem ao Poeta Salgado Maranhão.


A Profa. Ana Lúcia S. Pinto Gonçalves declamou um poema de Salgado Maranhão. Ela e seus alunos pesquisam a obra do poeta.

O Comendador Francisco Felix Costa, presidente do Espaço Cultural Gonçalves Dias faz a entrega de um Diploma de Honra ao Mérito, ao homenageado especial, o Poeta Salgado Maranhão.


A Cor da Palavra do Poeta Salgado Maranhão

Por Ana Felix Garjan, em 19/12/2013

A Cor da Palavra, a cor do Ser, a cor da originalidade poética brasileira fazem parte e estão amalgamados na obra do grande poeta Salgado Maranhão. Ele nasceu no povoado Cana Brava das Moças, no município de Caxias - Terra de Gonçalves Dias.

Um poeta, um escritor, um artista que visita sua terra, após muitos anos, tem a possibilidade de beijar sua cidade, abraçar seus amigos e ser reconhecido como um filho que honra a cultura de sua cidade, de seu estado, de seu país. Salgado Maranhão desejou retornar para abraçar seus parentes, amigos, ampliando os elos de amizade e contribuindo com a cultura de Caxias. Ele já faz parte da história da cidade, através de sua importante trajetória de vida e de trabalho, em prol do engrandecimento da literatura maranhense.

O Poeta Salgado Maranhão foi convidado a visitar Caxias, no dia 09 de outubro deste ano, guando recebeu uma homenagem especial, no Espaço Cultural Gonçalves Dias - ECGD. Ele foi abraçado a aplaudido pelos admiradores e pesquisadores de sua obra literária e poética. Seu estilo original tornou-se conhecido também pelas parcerias feitas com grandes compositores nacionais, como Ivan Lins, Zeca Baleiro, Alcione, Paulinho da Viola, Ney Matogrosso, Dominguinhos, entre outros compositores musicais e cantores.

Ele é considerado um dos importantes poetas contemporâneos, segundo o escritor, poeta, jornalista e crítico de arte Ferreira Gullar, também maranhense. Salgado Maranhão recebeu prêmio da Academia Brasileira de Letras, na categoria poesia, com o livro A Cor da palavra (2011). Ele tem uma história de vida de superação, por isso ele é reconhecido, admirado e respeitado no meio da literatura, arte e cultura, no Brasil e em outros países. Teve sua obra traduzida nos Estados Unidos, e sua trajetória foi tema para uma exposição no SESC, em Teresópolis (RJ), neste ano. A exposição foi montada com 40 painéis e será itinerante em algumas cidades.

A próxima exposição dos seus painéis será em São Luís do Maranhão, cuja abertura acontecerá no dia 14 de janeiro de 2014, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, que fica situado no Centro Histórico - Projeto Reviver.


Tambores

Sou da Terra
dos tambores que falam.
E guardo no corpo a memória
que acorda o silêncio.

eu vi a lua descer
para assistir minha mãe
dançar:
a camponesa que amava
latim.

eu vi a mão preta açoitar
o tambor; eu ouvi
roncar a madeira sagrada:

o rito da voz ancestral antes do cogito e da parabólica.
[Salgado Maranhão, A Cor da Palavra, p. 27]


Registro da homenagem ao poeta Salgado Maranhão, em Caxias.

O poeta Salgado Maranhão foi homenageado em outubro deste ano, pela organização ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS, em Caxias -Ma, coordenado pela Profa. Dra. Maria de Fátima Felix Rosar (Diretora científica) e pela escritora, poeta e artista plástica, Ana Felix Garjan (Diretora de Arte e Cultura)e pelo Vice - presidente e Diretor Administrativo, Sr. José Lino Costa Felix.

Salgado Maranhão foi recepcionado com discursos por representantes culturais, especialmente convidados: o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias - IHGC, Desembargador Arthur Almada Lima Filho; O poeta e escritor Wybson Carvalho, Presidente da Academia Caxiense de Letras; Prof. Manoel de Páscoa, Presidente da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão - ASLEAMA, representado pelo poeta Francisco de Assis Carvalho S. Júnior; Profa. Mercilene Barbosa Torres, Diretora do Memorial da Balaiada; Prof. Luís Faustino da Silva, Diretor Regional de Educação; Profa. Miramar Alves e Silva, Diretora do Curso de Letras - CESC/UEMA; Profa. Joseane Maia Santos Silva do CESC/UEMA; Profa. Francisca Regina Rodrigues Neto, do Curso de História e Geografia - CESC/UEMA, Profa. Erlinda Maria Bittencourt, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias; Profa. Márcia Santos; Profa. Marilene Ferreira de Moraes, assessora da Secretaria Municipal de Educação de Caxias; poeta e escritor, acadêmico da ACL, Renato Menezes e Kátia Menezes, Artista Plástico Laylson Coimbra, Josélia Nogueira, amiga e conterrânea do poeta, da cidade de Eugênio Barros, residente em São Luís, que lhe dirigiu uma saudação especial e jornalistas da mídia local.

Além de representantes das entidades culturais e científicas, estiveram presentes familiares e amigos da família Guimarães Felix Costa, que acompanham e participam a programação do Espaço Cultural Gonçalves Dias.

Também compareceram à homenagem, amigos do Poeta Salgado Maranhão, de São Luís, de Teresina, bem como houve o encontro dele com seu irmão e sobrinhos residentes em Caxias. Contamos com a presença de pesquisadores de sua obra poética, como a Profa. Ana Lúcia Gonçalves, o jornalista Jorge Silva Gonçalves, Ana Maria Félix Garjan, além de admiradores de sua trajetória nas áreas das letras e das artes musicais.

A homenagem inicial foi proferida pela Profa.Dra.Maria de Fátima Felix Rosar, que sintetizou a importância da obra literária do poeta e apresentou os objetivos do EGCD. Houve o pronunciamento da Profa.Dra.Joseane Maia Santos Silva, que leu poemas do poeta Salgado Maranhão, que estivera em Caxias há dois anos, como palestrante convidado para a programação da Feira de Livros coordenada por ela.

Após as saudações e apresentações de alguns poemas de Salgado Maranhão, pela Profa. Ana Lúcia Gonçalves e pela Profa. Erlinda Maria Bittencourt, houve a entrega oficial do Diploma de Honra ao Mérito entregue pelo Presidente do ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS, o Sr. Comendador Francisco Félix Costa. O encerramento da sessão oficial de homenagem foi feito com o pronunciamento da escritora e acadêmica da ACL, Profa. Ana Maria Felix Garjan.




Na foto, representantes do Instituto Histórico e Geográficos de Caxias, de academias e de universidades de Caxias - MA

Sobre suas obras

Salgado Maranhão publicou diversos livros: O Mapa da Tribo (2013); A cor da Palavra, em 2011; Aboio ou a Saga do Nordestino em Busca da Terra Prometida(1984); Os Punhos da Serpente (1989); Palávora(1985); O Beijo da Fera (1996); Mural de Ventos (1998, Prêmio Jabuti em 1999); Sol Sanguíneo (2002); Solo de Gaveta (2005); A Pelagem da Tigra (2009).

No próximo dia 20 de dezembro, estará sendo realizado o 2º lançamento do seu mais recente livro "O Mapa da Tribo", em Teresina, sua cidade de coração, e no dia 22 de dezembro, o Poeta Salgado Maranhão lançará seu livro em sua terra natal, Caxias, na Fundação Espaço Cultural Gonçalves Dias/ARTFORUM Brasil XXI - Núcleo do Maranhão.

Divulgamos algumas fotos do evento em homenagem ao querido Poeta Salgado Maranhão:

A Diretora científica do ECGD, Profa. Dra. Maria de Fátima Felix Rosar descreve sobre os objetivos do Espaço Cultural Gonçalves Dias, e sua programação do segundo semestre de 2013, após su inauguração, em 10 de agosto de 2013.




A Diretora do Memorial da Balaiada, Profa. Mercilene Barbosa Torres, fez sua saudação ao Poeta Salgado Maranhão, fez uma síntese histórica sobre a importância do memorial e convidou o poeta a conhecer esse espaço histórico da cidade de Caxias, que fica situado no Morro do Alecrim.


Salgado Maranhão recebendo o Diploma de Honra ao Mérito, das mãos do presidente do Espaço Gonçalves Dias, Comendador Francisco Felix Costa.


O poeta Salgado Maranhão e representantes culturais de Caxias, que participaram desse importante encontro cultural, promovido pelo ECGD - Espaço Cultural Gonçalves Dias, pelo Grupo ARTFORUM Brasil XXI e pela Cia. do Livro Azul.




O artista plástico e escultor caxiense Laylson Coimbra esteve presente à homenagem ao poeta.



Revista Planetária - Artforum Internacional
Grupo ARTFORUM Brasil XXI - 13 anos
anafelixgarjan.artes2010@gmail.com

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate