terça-feira, janeiro 21, 2014

Um Rio Salgado: a trajetória de Salgado Maranhão - mostra inaugurada em São Luís - MA.

Salgado Maranhão: Um rio salgado que encanta a poesia

Ana Felix Garjan,
Do Grupo ARTFORUM Brasil XXI
21/01/2014


O Grupo ARTFORUM Brasil XXI - 13 anos e o Espaço Cultural Gonçalves Dias - MA, parabenizam o querido poeta Salgado Maranhão, que está sendo homenageado em São Luís. Ele possui importante trajetória poética e literária no Brasil e em outros países!


Evento em sua homenagem foi realizado hoje, em São Luís
Foi inaugurada hoje, 21 de janeiro de 2014, terça-feira, a mostra: "Um Rio Salgado: a trajetória poética de Salgado Maranhão"
O evento cultural foi aberto às 20 horas, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no Centro Histórico de São Luís - Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade tombada pela UNESCO em 6 de dezembro de 1997. A exposição é composta de painéis, fotos, poemas e imagens que registram sua trajetória de vida e de sua obra poética.
Nesta noite cultural e artística em São Luís foi realizado um show de abertura, com especiais participações: da atriz Zezé Mota, que fez leituras de seus poemas, dos cantores e músicos maranhenses: Chico Maranhão, César Teixeira e Josias Sobrinho, além da visitação  dos convidados e do público ludovicense, à exposição iconográfica em homenagem ao poeta, intitulada 'Um Rio Salgado: a trajetória de Salgado Maranhão'.




Novo livro do poeta Salgado Maranhão

Foi lançado em dezembro de 2012, no Rio de Janeiro e em Teresina - Piauí, o mais recente livro do poeta, intitulado O MAPA DA TRIBO. Ele retorno à sua cidade de coração, Teresina - Piauí, onde passou anos de sua adolescência, antes de ir morar no Rio de Janeiro, onde escolheu residir, estudar, trabalhar e realizar seus sonhos de vida. No Rio de Janeiro e em diversas cidades brasileiras o poeta conta com muitos amigos e admiradores de seus livros.

O poeta Salgado Maranhão foi homenageado na Feira do Livro de São Luís, em setembro do ano passado, entre outros nomes importantes de poetas maranhenses;

Homenagem ao poeta em sua terra natal, Caxias.
Salgado Maranhão recebeu homenagem em Caxias, promovida pelo ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS - ECGD, organizada pelos diretores dessa organização de cultura, arte e ciência. O evento foi realizado em 09 de outubro de 2013.
O MAPA DA TRIBO 
Salgado Maranhão é autor de sete obras poéticas, e ao elaborar seu recente livro  O MAPA DA TRIBO dedicou-se a registrar o cotidiano de suas diversas fases de vida, desde a infância, no lugar onde nasceu e teve como mais importante mestra, a própria mãe, a quem tem dedicado diversos poemas emocionantes.
O poeta Salgado Maranhão possui uma biografia importante no cenário da cultural brasileira e internacional. Nos últimos 20 anos ele tem sido um representante legítimo da poesia em seu país, e tem divulgado suas obras em diversos idiomas, além de ter feito diversas palestras em universidades americanas sobre sua vida e obra literária.
Prêmios recebidosO poeta Salgado Maranhão foi vencedor do Prêmio Jabuti de 1999, com o livro " Mural de Ventos"  e foi vencedor do prêmio Olavo Bilac, em 2011, concedido pela Academia Brasileira de Letras ( ABL). O poeta é também letrista de MPB, tendo feito parcerias com diversos músicos e cantores importantes da nossa cultura, como Ivan Lins, entre outros. Ele já foi homenageado com uma importante exposição na Casa das Rosas em São Paulo.
Salgado Maranhão foi homenageado em Caxias - MA, sua cidade natalEle foi homenageado em Caxias, em especial evento, literário e sarau poético. A merecida homenagem foi promovida pelos diretores do ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS - ECGD: Comendador Francisco Felix Costa, escritora e artista plástica Ana Maria Felix Garjan, Profa. Dra. Maria de Fátima Felix Rosar e o empresário José Lino Costa Félix.

_________________________

Poemas do seu novo livro

LITANIA 9

Porque tenho fábulas
no lugar dos dentes,
resisto ao lento ruir
das vísceras, aceso
em minha própria lenda.

Fizeram-me desta íntima
sobra de relâmpago
de que são feitas as palavras.

Desde então sou vários: o que ri
e o que rinha; e o que como estrelas
com farinha.

Cada cerco é um charco de espelhos;
cada sonho, um século a seco.

No entanto, o verso rruge,
ancestral como a pedra
e o galho de acácia.

Salgado Maranhão
(Do livro “O Mapa da Tribo”)


PAISAGEM

Não posso esquecer
meus ossos
na paisagem,
no frio
dessas memórias de silêncio
e pedra.

Estou doente de auroras.

Crucifiquei-me com as palavras,
forasteiro em novelo de pátrias. Sou
o louco que bebe o deserto.

Com uma gota de orvalho,
busco um jardim
que reconheça as minhas digitais.

Salgado Maranhão
(Do livro “O Mapa da Tribo)



ALQUIMIA

Para T.T.

Minha África está repleta
em mim. E é dela que acordas 
minhas transparências; e é
dela que alago as tuas vinhas
e os teus mistérios.
Tuas minhas Áfricas são meu refúgio
desesperado; donde serei
teu posseiro de reentrâncias; teu
imperador de afetos.
E é assim que quebrarei
tuas ânforas de mel
para doar teu necta ao vento,
como quem parte um cristal
para torná-lo em ouro.

Salgado Maranhão.


*Foto e poemas na página do poeta,

no seu Facebook::
https://www.facebook.com/jose.s.maranhao

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate