domingo, outubro 26, 2014

Ana Luiza Almeida Ferro recebeu, hoje, premiação na Itália

Congratulações à maranhense Ana Luiza Almeida Ferro!


Hoje, 26 de outubro de 2014, a promotora de justiça, escritora, acadêmica e poeta Ana Luiza Almeida Ferro esteve presente à cerimônia acadêmica de premiação literária promovida pela Accademia Internazionale Il Convivio, na cidade de Giardini Naxos, província de Messina, na Itália.

O livro "Quando: Poesias", de sua autoria, publicado pela Editora Scortecci, SP, logrou o segundo lugar no Premio "Poesia, Prosa ed Arti figurative" Sezione Stranieri Libro edito in Portughese, promovido pela Academia Internazionale II Convivio, da Itália.

Essa premiação internacional é o resultado do concurso literário literário promovido pela Accademia Internazionale Il Convivio, que meste ano de 2014 que contou com a participação de 978 poetas e escritores, entre eles, 892 italianos e 86 participantes de diversos países, As obras apresentadas foram em número de 1263 autores de diversas nacionalidades que concorreram ao premio, que contou com um júri de 25 membros de diversos países.

Ana Luiza Almeida Ferro é promotora de Justiça, sendo titular da 14ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís-Maranhão; Membro Efetivo da Academia Caxiense de Letras -ACL; Membro Fundador da Academia Ludovicense de Letras - ALL, Sócia Efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão-IHGM, ex-Presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas-AMLJ, no biênio 2011 - 2013).

Ana Luiza Almeida Ferro é promotora de Justiça, jurista, professora universitária, historiadora, conferencista, palestrante nacional, escritora e poeta. Nasceu em São Luís-MA, filha de Wilson e Eunice Ferro.

É Doutora (2006) e Mestre(2002) em Direito (Ciências Penais), pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), graduada em Letras- Licenciatura, habilitação em Língua Inglesa (1984-1988) e em Direito (1988-1993), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Professora de Direito da Universidade Ceuma, Professora da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP);

Membro efetivo da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLL), da qual foi presidente no biênio 2011-2013, Membro efetivo da Academia Caxiense de Letras ( ACL); Sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Membro fundador da Academia Ludovicense de Letras (ALL); Membro honorário da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ), Membro de Honra da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica (SBPJ) e membro da União  Brasileira de Escritores (UBE). Integra a Comissão Gestora do Programa Memória Institucional do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Foi Professora de Língua Inglesa do Núcleo de Cultura Linguística da UFMA, em São Luís-MA, e de Criminologia da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais, ministrando em cursos de pós-graduação em Ciências Penais, em Belo Horizonte-MG.

É portadora do First Certificate in English e do Certificate of Proficiency in English, concedidos pela University of Cambridge, Inglaterra, e do Certificat pratique de langue française (1er degré),do Diplôme d études françaises (2e degré) e do Diplôme supérieur détudes françaises (3e degré), pela Université de Nancy II, França. 

Além dos idiomas inglês e francês, estudou o espanhol, o italiano e o alemão. Realizou estudos de pré-mestrado, na área de Inglês (literatura), na University of Oregon, em Eugene, Estados Unidos (1991). Foi selecionada para participar das obras Poetas brasileirosde hoje 1986 e Poetas brasileiros de hoje 1987, da Revista Poesia Sempre: Polônia, da Fundação Biblioteca Nacional (2008), e da Revista italiana Il Convivio (2014). 

É autora de vários livros, sobretudo jurídicos ou de poesias: O Tribunal de Nuremberg (2002), Versos e anversos (2002, em coautoria:Escusas absolutórias no Direito Penal (2003), Robert Merton e o Funcionalismo (2004), O crime de falso testemunho ou falsa perícia (2004), Quando: poesias (2008). A odisséia ministerial timbira: poema (2008), Interpretação constitucional: a teoria procedimentalista de John Hart Ely (2008), Crime organizado e organizações criminosas mundiais (2009), pelo qual foi entrevistada no Programa do Jô, da Rede Globo, em 2010, O náufrago e a linha do horizonte: poesias (2012) e Criminalidade organizada: comentários à Lei 12.850, de 02 de agosto de 2013 (2014), em coautoria, entre outros.

É autora de diversos artigos jurídicos, históricos e peças processuais publicadas em livros e revistas especializadas, a exemplo da Revista dos Tribunais; Das revistas eletrônicas do Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e da ALL em Revista, da Academia Ludovicense de Letras.

Obteve o 1º lugar no Concurso Epistolar Internacional para jovens, promovido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Delegacia Regional do Maranhão (1982). Foi premiada no Concurso Jovem Embaixador 1983, promovido por O Globo e outras instituições, no Rio de Janeiro-RJ. 

Recebeu a Medalha "Souzândrade" do Mérito Universitário, concedida pela UFMA (1987), e foi agraciada com a Comenda Gonçalves Dias, concedida pelo Instituto Histórico e Geográfico (IHFM), em 2013.

A acadêmica foi agraciada com diversas premiações brasileiras e estrangeiras; Destaca-se no cenário maranhense e nacional, por suas diversas obras jurídicas, literárias e poéticas.


"Quando"
              Ana Luiza Almeida Ferro.


Quando a última luz se apagar
a noite eterna será meu sol
as estrelas piscarão no atol
e eu lá, pequena, a cismar.

Quando a última voz se calar
ouvirei o silêncio dos ressentidos
soltarei o grito engasgado dos contidos
em meio à solidão do mar.

Quando o último perfume se esvair
buscarei a fragrância das flores
com o cheiro de mil amores
e me porei, surpresa, a sorrir.

Quando o último sabor se perder
encontrarei o gosto da vida
no doce oceano da partida
e degustarei as delícias do ser.

Quando o último toque se findar
sentirei a chama que me consome
apalparei a frágua da minha fome
e descobrirei o verdadeiro lar.

Quando a última porta de fechar
daquele parapeito  da janela do tempo
verei a vida passar em contratempo
e me olvidarei nas asas do sonhar.

São Luís - MA, 2003.
___________________________




Brasil, 26 de outubro de 2014
Revista Planetária - ArtForum Internacional

Edição/divulgação: Ana Felix Garjan.
--- Cultura e Memória em Movimento ---

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate