sexta-feira, novembro 28, 2014

ALDY MELLO DE ARAÚJO LANÇA O LIVRO O PODER NO TEMPO


Fotografia da exposição de exemplares do livro O Poder no Tempo, na Maison D'Art Arte Ana Felix Garjan

Livro O Poder no Tempo

Este livro trata do poder. Nele o autor faz uma longa viagem pela trajetória da humanidade e o progresso humano: da Antiguidade até os nossos dias.

O que representou o poder para tanta gente e porque foi ele tão querido pelo gênero humano, inclusive pelos papas.

Na foto: Aldy Mello de Araújo

Muitos homens que passaram pela história deixaram legados eternos, com a sabedoria e a cultura que tinham, a exemplo de Platão, Aristóteles, Alberto Einstein, Voltaire, mas muitos preferiram o poder e marcaram o seu tempo sem a notoriedade das luzes, ocupando as páginas da história simplesmente pela obscuridade.

O poder, seja no tempo antigo como no tempo novo, foi sempre objeto de ganância e disputa por parte de seus detentores. A Antiguidade está cheia de poderosos: os faraós, os antigos imperadores, os primeiros reis, destacando-se Alexandre, o Grande,  e Júlio Cesar.

Na Idade Média, o poder foi exercido com muita arrogância e autoridade. Foi a época dos reis bárbaros, do feudalismo, do crescimento do islamismo, da Inquisição da Igreja Católica com os papas Gregório, da rainha Vitória  que virou  era, dos reis portugueses e espanhóis, dos grandes colonizadores.

Na Idade Moderna, tivemos homens poderosos como Abraham Lincoln nos Estados Unidos e Luis XIV, na França, este o Rei Sol que construiu Versalhes, no século XVII, e autor da frase “L’État c’est moi”.

Enfim, no século XX,que representava uma alvorada para a humanidade, vieram as duas guerras mundiais decorrentes ambas da ganância do poder. Homens poderosos marcaram esse século: Lênin, Karl Max, Mao Tsé-Tung e outros. No século XXI continua mais do que nunca a ganância pelo poder. Temas como a pobreza, o meio ambiente, a fome, a educação e a saúde continuam na pauta daqueles que querem mais e mais poder.

Mesmo com essa ganância e disputa pelo poder, o mundo melhorou, as relações humanas e sociais e o entrosamento das nações avançaram. O conhecimento passou a ter mais importância, derrubando teses do passado, e a humanidade busca e encontrará sua excelência.

A capa do livro reproduz a obra de Salvador Dali “Persistência da Memória” aqui significando o tempo, apresentada por uma das mais competentes artista plástica do Maranhão, Ana Maria Félix Garjan, que possui trajetória internacional há alguns anos. Ela foi a idealizadora do design da capa e contracapa deste livro.

O livro é prefaciado pelo ilustre jornalista maranhense, poeta, cronista e crítico de costumes Pergentino Holanda, de São Luís.

A obra é dedicada a todos aqueles que exerceram ou exercem  o poder com sabedoria, transparência, serenidade e justiça. O livro foi lançado no Salão Nobre da Biblioteca do Uniceuma, na noite de hoje, a partir das 19:30h, em São Luís - Ma.

Síntese sobre o autor
ALDY MELLO DE ARAÚJO 
     Nasceu em Tutóia, município localizado no litoral Norte do Maranhão, no dia 28 de agosto de 1942. É  professor aposentado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Louvain, na Bélgica; especialista em Administração Universitária pela Organização Universitária Nacional – OUI, do Canadá; especialista em Metodologia da Pesquisa Social pela Portland State University, nos Estados Unidos; professor emérito da Arkansas State University, nos Estados Unidos; bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFMA.

ALDY MELLO é Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), onde ocupa a Cadeira Nº 45, patroneada por Manoel Nogueira da Silva, é Membro fundador da Academia Ludovicense de Letras (ALL), fundada em 2013, membro de outras academias e confrarias brasileiras. Exerceu importante cargos em São Luís e em Brasília, na área da Educação Universitária. Aldy Mello de Araújo foi reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Diretor da Universidade Ceuma, ex-diretor da Faculdade Euro-Americana, em Brasília. É membro titular do Conselho Diretor da Universidade Federal do Maranhão; da Academia de Ciências e Artes da Câmara Brasileira de Cultura, na área de Ciências Sociais, onde ocupa a cadeira Gilberto Freyre, e do Conselho de Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Maranhão. Na UFMA exerceu cargos os seguintes cargos: Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Vice-Reitor e Reitor, nas últimas décadas do séc. XXI, em São Luís-MA.

O Ilustríssimo Prof. Aldy Mello de Araújo é um pensador humanista, escritor, ensaísta, pesquisador de conteúdos sobre a história sobre as civilizações, sobre o mundo político e a sociedade contemporânea. Autor de alguns livros de destaque, que registram conteúdos históricos sobre Educação, a história da Universidade Federal do Maranhão, sua própria trajetória e contribuição a essa universidade maranhense, além de ter registrado as trajetórias e   alguns funcionários de destaque, que contribuíram e que ainda contribuem para a trajetória de excelência de umas da mais importantes universidades maranhenses e brasileiras.

É de sua autoria: Universidade Esquecida, Encontros, O poder no Tempo, e o autor de destaque na literatura maranhense e brasileira está em organização de seus próximos dois livros. 
___________________________


PROJETO AZULEJOS DE SÃO LUÍS
- ANIMA LUDOVICENSE

Brasil, 27 de novembro de 2014
Revista Planetária - ArtForum Internacional
Edição: Grupo ARTORUM Brasil XXI
Diretora de conteúdos: Ana Felix Garjan
_________________________________________

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate