quarta-feira, maio 13, 2015

O 68º Festival de Cannes 2015, homenageia as mulheres

A Revista Planetária - ArtForum Internacional/ARTFORUM Brasil XXI homenageia o 68º Festival de Cannes, que foi aberto no dia 13 de maio de 2015.





Congratulações aos atores, atrizes, júri e aos participantes do 68º Festival de Cannes!

O Festival de Cannes é um Festival de Arte Cinematográfica. Seus organizadores têm como objetivo maior valorizar as novas formas e invenções visuais da época, que é realizado a sessenta e oito anos a cada mês de Maio. É uma espécie de fotografia da Arte do Cinema, ao mesmo tempo que é efémera e duradoura, pois existe há mais de seis décadas.

Na abertura do Festival de Cannes, na França, um dos mais importantes do mundo do cinema, foi feita uma homenagem especial às mulheres. Pela primeira vez durante 30 anos, uma mulher faz a abertura desse festival. A atriz americana Julianne Moore, ganhadora do Oscar de melhor atriz neste ano de 2015, em "Para sempre Alice" e de uma Palma de Ouro em Cannes, em 2014, por seu papel "Mapa para as estrelas", teve o privilégio de fazer a abertura: "Declaro aberto o 68º Festival de Cannes. Obrigada a todos". O mestre de cerimônias do Festival de Cannes, Lambert Wilson, declarou que a mulher, a atriz, é o símbolo do amor o qual repousa o cinema.

O tapete vermelho de Cannes foi passarela de atrizes e atores, além de fotógrafos, jornalistas e admiradores que se reuniram no Palácio dos Festivais. Estiveram no Festival de Cannes entre atrizes e atores de grande destaque, entre alguns mais conhecidos: Catherine Deneuve, protagonista do filme que abriu a mostra; Naomi Watts, a israelense-americana Natalie Portman, Benjamin Millepied, coreógrafo da cerimônia de abertura; Lupita Nyong'o e Benício del Toro foram alguns dos protagonistas dessa festa da Sétima Arte, que neste ano um foco mais feminino e o social.

O júri foi composto pelos cineastas americanos: Joel e Ethan Coen, presidentes, Guillermo del Toro, do México, Xavier Dolan, do Canadá, e as atrizes Rossy de Palma, Sienna Miller e Sophie Marceau, o ator americano Jake Gyllenhaal e a cantora malinesa Rokia Traoré.

Disputam a Palma de Ouro no Festival de Cannes 19 filmes, no dia 24/11/2015.

Natalie Portman em tapete vermelho do festival de Cannes, em 2015 (Foto: Eric Gaillard/Reuters)


Natalie Portman no tapete vermelho do festival de Cannes, em 2015

(Foto: Eric Gaillard/Reuters)

A atriz Julianne Moore posa ao chegar para a cerimônia de abertura do Festival de Cannes 2015 nesta quarta-feira (13) (Foto: Bertrand Langlois/AFP)

A atriz Julianne Moore ao chegar para a cerimônia de abertura do Festival de Cannes 2015.
( Foto: Bertrand Langlois/AFP)



* Link do site do Festival de Cannes: 



Brasil, 13 de maio de 2015
Coordenação de edição:
Ana Maria Felix Garjan
_____________________________________________

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate