sexta-feira, novembro 20, 2015

Dia da Consciência Negra.- Homenagem à Carolina de Jesus












              20 de novembro: Dia da Consciência Negra.
            NÃO AO RACISMO, AO PRECONCEITO,
À DISCRIMINAÇÃO!

A Revista Planetária - ArtForum Internacional / Grupo ARTFORUM Brasil XXI registra o Dia da Consciência Negra, como homenagem a todos os cidadãos e cidadãs negras que ajudaram a construir nosso país em diversos setores da sociedade civil, cultural e intelectual. Os brasileiros somos todos nós de todas as etnias, culturas e credos. Dizemos NÃO AO RACISMO, NÃO AO PRECONCEITO!

Dia da Consciência Negra, além do dia 20 de novembro, deve ser lembrada todo dia, pois o Preconceito e o Racismo estão presentes em todos os lugares, nas rias, avenidas e setores do país! A data é marcada por diversas manifestações culturais, e durante o mês de novembro são promovidos atos políticos para que sejam relembrados diversos marcos da história e da ancestralidade negra.

Essa data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, que ficou marcado na história brasileira como líder e escravo que fundou um quilombo, como ponto de resistência contra a escravidão de seu povo sofrido com a escravidão. O feriado  foi instituído no Brasil, pela Lei nº 12.519/2011.


Embora o Brasil seja um país miscigenado, o preconceito ainda continua na mente e nas atitudes não só dos brancos, mas também dos negros. O racismo brasileiro é velado e sua existência está por toda parte, e esse é um dos mais graves problemas em nosso país. No documentário intitulado “Open Arms, Closed Doors” foi produzido a partir da opinião de diversos imigrantes das mais diferentes partes do mundo sobre o racismo. Todos confirmam o Brasil é o país mais racista do mundo.


     HOMENAGEM À OBRA DE CAROLINA DE JESUS






________________________________________
03/07/2015 - 13h10

Cultura aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional.

A Comissão de Cultura aprovou na quarta-feira (1), com emenda, o Projeto de Lei 296/15, do deputado Valmir Assunção (PT-BA), que transforma O Dia Nacional da Consciência Negra – comemorado em 20 de novembro – em feriado em todo o País. O texto aprovado modifica a Lei662/49, que define os feriados nacionais.
Segundo o autor, o 20 de novembro – data da morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial – representa, no plano simbólico, a herança histórica da população negra no processo de libertação e de luta por direitos violados.
Relatora na comissão, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) defendeu a aprovação da proposta. “Em um país habituado a cultuar personagens históricos de cor branca, nada mais justo do que ampliarmos tal reconhecimento, mediante a determinação de feriado de âmbito nacional”, disse Feghali.
Ela lembrou ainda que vários estados e municípios brasileiros já aprovaram leis que fixam o dia 20 de novembro como feriado: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e cerca de 150 cidades de outros 12 estados.


Em vez de criar uma nova lei, no entanto, a relatora propôs emenda para modificar a legislação que já define como feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.

Tramitação

O projeto ainda será analisado conclusivamente pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

_____________________________________________________________________________

______________________________________
Brasil, 20 de novembro de 2015
Grupo ARTFORUM Brasil XXI - 15 Anos
Diretora de edição: Ana Felix Garjan
_________________________________________________

Um comentário:

Antonio Batalha disse...

Estou a tentar visitar todos os amigos da verdade em poesia afim de lhes desejar um 2016 muito feliz cheio de grandes vitórias e muita saúde e Paz.
António.

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate