quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Encerramento do Carnaval de 2010

A temporada de carnaval do Brasil foi encerrada hoje com bela vitória para as escolas campeães do Rio e de São Paulo! O Brasil, mais uma vez, se orgula da sua maior e mais importante festa popular!

Hoje, no último dia da temporada do carnaval divulgamos um texto que foi publicado no ano passado, na rede Arte Restrita - no Ning, da poetiza Elza Fraga. O assunto foi sobre uma síntese da história do carnaval, noRio de Janeiro, de autoria da poetisa e escritora Ana Felix Garjan.



Pintura da artista plástica Anelise Sabino, do Rio Grande do Sul
http://www.galeriaanelisesabino.art.br/

Carnaval: um belo sonho popular
Ana Felix Garjan


A história do carnaval como um belo sonho popular começou no Brasil há mais de 163 anos. Por exemplo, em 1845, o jornal do Comércio do Rio já anunciava... Que "na rua do ouvidor n. 90, acha-se um rico sortimento de máscaras de todos os tamanhos e qualidades, para os bailes de fantasias do Hotel Itália, situado no Largo Rocio."

Realmente é muito interessante termos contato com dados da história já tão distante do Carnaval que foi iniciado no Brasil através do primeiro baile carnavalesco de que se tem notícia, no ano de 1835, que oi realizado no Rio. Mas sabe-se por pesquisa, que foi a partir de 1840, que a moda dos bailes se alastrou nas cidades do Rio, Porto Alegre e Recife.

Vale destacar que ficou registrado nos meios de comunicação e propaganda da época, o mais famoso baile de "carnaval mascarado" no Rio de Janeiro, em 21 de fevereiro de 1846, no Teatro São Januário. Essa festa foi promovida pela cantora lírica Clara Delamastro. O sucesso e repercussão desse evento tiveram ampla publicidade na ocasião por ter sido realizado num teatro. Houve muito destaque no meio publicitário, uma vez que esse baile foi muito prestigiado pelo público que teve oportunidade de se divertir ao som de trechos de óperas, dança de valsas, quadrilhas e até polcas, que era a novidade musical da época.

E como os foliões daquele tempo eram pessoas das famílias de maior destaque na Corte, elas se fantasiavam de "dominó, palhaço, turco, chup e fidalgo", e outras fantasias que representavam a classe social de destaque da época no do Rio de Janeiro. Sabe-se através de dados bibliográficos, que as pessoas do baile carnavalesco dessa noite de 21 de fevereiro de 1846, ficaram se divertindo e dançando até as três horas da madrugada, quando o baile foi encerrado pelo inspetor do teatro.

Nesse presente carnaval de 2009, sessenta e três anos após o citado baile, os foliões brasileiros estão se divertindo, curtindo e badalando muito, seja através dos desfiles das grandes Escolas de Samba de São Paulo e Rio de Janeiro; Seja presente ao famosos carnaval da Baía em Salvador, onde os Tens Elétricos unem todas as tribos, ou ainda nos famosos carnavais da cidade de Olinda, de Recife, de São Luís ou ainda do Ceará em diversas cidades e na capital Fortaleza, seja ainda em Porto Alegre, nas cidades e vilas de norte a sul do Brasil, e onde ainda são preservam os blocos de rua.

As roupas do carnaval são as fantasias feitas de materiais reciclados, ou aquelas de luxo confeccionadas com pedras preciosas, semipreciosas, plumas, paetês, miçangas, perolas, jóias, bijuterias, metais, palhas, purpurinas, tintas, ou aquelas costuradas por mãos de artistas que estão escondidos em cidades pequenas e vilas quase desconhecidas.

Em São Paulo desfilaram nos dias 20 e 21 de fevereiro, importantes escolas, entre outras, "Unidas do Peruche", "Mancha Verde", "Nenê de Vila Matilde", "Leandro de Itaquera" e outras que se apresentaram no primeiro e segundo dias de carnaval que enriquece a cada ano, a cultura popular de São Paulo e do Brasil.

A partir de hoje, dia 22 de fevereiro de 2009, estão sendo iniciados os desfiles das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, que é considerado o maior espetáculo carnavalesco do mundo, a maior festa folclórica que envolve centenas e milhares de pessoas que passam o ano à espera dessa festa que reune, integra e emociona o coração e alma do povo brasileiro.

Os integrantes do carnaval figura entre autores, co-autores e os forjadores de sonhos e fantasias carnavalescas que são propostas e desenvolvidas nos galpões das escolas, a partir dos enredos que são transformados em grande obra de teatro musical, cênico, visual, artístico e melodioso, nos palcos iluminados dos sambódromos e avenidas das metrópoles, ou em passarelas do samba nas cidades, ou nas ruas das vilas do Brasil.

Todos juntos, num só ritmo faz a diferença para os mestres da bateria, os mestres – sala, as portas - bandeira, as baianas, os componentes das baterias e integrantes das escolas fazem parte do maior espetáculo de cultura popular do planeta: O carnaval do Rio de Janeiro, que atrai pessoas de todos os países, e que faz vibrar os corações.

Além das centenas de pessoas integrantes das escolas de carnaval, onde seus integrantes são os artistas principais, também fazem parte do grande espetáculo, outros milhares de brasileiros e estrangeiros que participam no papel de espectadores, de grande público e de julgadores dos diversos tempos da coreografia geral de cada escola que faz suas evoluções e passos mágicos nos ritmos dos sambas que são transformados em sinfonia de ritmos e melodias vibrantes que envolvem milhares de pessoas que cantam, dançam e aplaudem a festa seja nas arquibancadas, camarotes e espaços dos sambódromos.

Aplausos aos carnavalescos, diretores, integrantes, reis e rainhas, cantores e bateristas e todos os artistas populares dos bastidores do carnaval que apresenta os belos resultados de engenharia e arquitetura carnavalesca, que ao longo dos anos constroem verdadeiras fábricas de sonhos e fantasias, além do desenvolvimento da indústria de gigantes esculturas, alegorias, produtos e objetos que fazem parte do comércio livre, onde milhões de reais são movimentados no mundo dos negócios alternativos, fazendo com que o carnaval do Brasil seja um evento internacional considerado como o maior espetáculo de cultura popular do mundo, porque envolve diversas áreas da sociedade, como arte, cultura, música, literatura, ecologia social, turismo, hotelaria, desenvolvimento humano, alegria, euforia e felicidade.

Após 163 anos, o Carnaval dos Carnavais festeja os 25 anos do sambódromo, na Avenida de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Assim à medida do tempo, as raízes da maior festa popular ficam mais fortes em sua feliz trajetória, que foi iniciada com aquele baile no Teatro São Januário, no Rio de Janeiro.

Feliz Carnaval a todos!


Brasil, 22 de fevereiro de 2008

Ana Felix Grajan
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.arforumunifuturobrasil.org/

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate