quarta-feira, agosto 22, 2012

Homenagem a São Luís - 4 Séculos: J.S.Bach - Brandenburg Concerto No.5 in D BWV1050 - Croatian Baroque Ens...

OS Grupos ARTFORUM Brail XXI
e a "A Agenda Agosto das Artes 2012"

Apresentam
Homenagem a São Luís 4 Séculos


(Em 8 de setembro de 2012)


com 
Música Clássica de J.S.Bach

J.S.Bach - Brandenburg Concerto No.5 in D BWV1050 - Croatian Baroque Ensemble






São Luís-MA: História, Cultura e Arte 


São Luís-Maranhão é tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, desde dezembro de 2007. Ela será festejada em setembro de 2012 por seus 4 séculos de história, cultura, arte, através de seus ilustres filhos, em todas as áreas.

Entre seus filhos já falecidos destacamos hoje Antônio Gonçalves Dias, (poeta, escritor e dramaturgo), Aluísio Azevedo, (romancista, contista, diplomata, jornalista, desenhista), seu irmão Artur Azevedo (teatrólogo, que estudou na Academia Imperial de Belas Artes), Bandeira Tribuzi, Josué Montello, escritor e romancista, que foi presidente da Academia Brasileiras de Letras, no final do século XX, entre tantos outros;  In memoriam, o historiador e consultor cultural Carlos Lima, o historiador, pesquisador e poeta Valdelino Cécio, a pintora e profª de arte Renata Jathay CasaNovas, o pintor e prof. Ambrósio Amorim, o pintor Antônio Almeida, a poeta e escritora Dagmar Desterro, a escritora, poeta e acadêmica (AML) Lucy Teixeira, o poeta José Maria Nascimento, o carnavalesco Joãozinho Trinta, entre outros ilustres maranhenses.


Desde as últimas décadas do Século XX e nesse início do século XXI, destacam-se os ludovicenses e maranhenses: o escritor, poeta e jornalista Ferreira Gullar, o poeta e escritor Nauro Machado, a filósofa, o escritor e pesquisador Jomar Moraes, o poeta José Chagas, o poeta Paulo Melo, a escritora e poeta Arlete Nogueira da Cruz (Machado), a poeta e psicóloga Dilercy Adler, a poeta, escritora e psicanalista Tereza Braúna Moreira Lima, a poeta e acadêmica Laura Amélia Damous, a escritora e poeta Lenita Estrela de Sá, o poeta e escritor Luiz Augusto Cassas, o pintor Airton Marinho, as artistas plásticas Ana Borges, Marlene Barros, Adrianna Karlem, Edna Scarpati, Ivana Farias, Quitéria Regadas, (fotógrafa), Romana Maria ( escultora), profa Rosilan Garrido, pintora naif Dileusa Diniz Rodrigues (Dila), pintora Lucidéia Oliveira, pintora e profa. Maria Elzanira Ferreira, o escultor e prof. Luis Carlos Lima Santos, a profa e artista plástica Denise Bogéa, a pintora Lucidéa Oliveira, os pintores Bento Moreira Lima, Péricles Roha, Edmar Santos, Donato, Fransoufer, Lobato, Jesus Santos, Paulo César Carvalho, Luis Pires, Ivanildo Everton, Gênio Araújo, Alaín Jorge Moreira Lima, a artista plástica, poeta, escritora, fotógrafa e acadêmica (ACL) Ana Maria Felix Garjan, o fotógrafo Mário Vasconcelos, o fotógrafo Meireles Júnior, entre outros, o pintor pernambucano Luís Rogério Martins, o fotógrafo paulistano Edgar Rocha, e tantos outros filhos de São Luís ou adotivos da ilha.

Os músicos e cantores são muitos! Destacamos alguns deles que nos encantam por suas vozes, desde as últimas décadas do Séc. XX:  Alcione, Chico Maranhão, Inácio Pinheiro, Jonas Sobrinho, Papete, César Nascimento, Gerude, Roberto Brandão, Gabriel Melônio, Oberdan, Sérgio Habib, Jonas Sobrinho, Fátima Pasarinho, Rosa Reis, Rita Ribeiro, Ana Torres, Fernando de Carvalho, Flávia Bittencourt, entre tantos...

São Luís de 400 anos possui importante tradição nos sistemas de comunicação, jornais, TVs, jornalistas, repórteres culturais, sociais e artísticos, revistas, e informativos acadêmicos de universidades.

São inúmeros os bens culturais de São Luís e notadamente o seu maior patrimônio: seus filhos que trabalham, em prol da preservação de seu patrimônio cultural da humanidade!

Outros nomes serão citados em blog especial, para homenagear os 400 anos de São Luís do Maranhão.











Hino Louvação a São Luís - DVD Acesa - Alcione e Coral São João



São Luís possui rico e belo patrimônio arquitetônico dos mais belos do Brasil
Azulejo português de São Luís 400 anos




Poema a São Luís - 400 anos

Há um lampião dourado
em São Luís do Maranhão
Naquela esquina do mundo...

Que nos espera para o próximo 
luau de prata da lua nova, 
cheia, grandiosa e bela.

E o sol ilumina
aquela ilha encantada 
misteriosa e eterna.
Ana Felix Garjan
Escritora, poeta, artista plástica



ARTFORUM Brasil XXI
_______________________


Brasil, 22 de agosto de 2012
Universidade Planetária do Futuro
Programa Universidade "Telhados do Mundo"
Grupo ArtForum Internacional


Coordenação de edição:
Ana Felix Garjan
www.cidadeartesdomundo.com.br
www.artforumunifuturobrasil.org

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate