segunda-feira, agosto 20, 2012

Projeto Cidade Artes do Mundo, em homenagem a São Luís - 4 séculos



(Azulejo colonial de São Luís, foto por Ana Felix Garjan)



São Luís 4 séculos:
História, Cultura, Arte e  Futuro

Os Grupos ARTFORUM Brasil XXI, ArtForum Internacional- São Luís e Associados, ArtForum Internacional, e a Universidade Planetária do Futuro apresentam, Projeto "Cidades Artes do Mundo", em homenagem às cidades brasileiras tombadas pela UNESCO, como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A primeira cidade a ser homenageada é a capital do Maranhão - São Luís, que no dia 8 de setembro de 2012 completará 400 anos de fundação, e foi a única capital brasileira fundada por franceses.


São Luís do Estado do Maranhão, está situada no chamado "Golfão Maranhense", à entrada da Baía de São Marcos, formada pelos estuários do Rio Anil e Bacanga, no norte do Brasil.

Os primeiros habitantes indígenas da Ilha de Upaon-Açu (Ilha Grande) foram testemunhas da chegada de uma expedição francesa incumbida de uma Colônia, além da linha equatorial.

Fundaram São Luís os comandantes da expedição francesa: Daniel de La Touche - Sr. De La Ravardière e Francois de Rasilly - Sr. De Aunelles e Rasilly. 

Em 1621 os franceses foram expulsos, e São Luís foi dominada por portugueses, que a elevaram a condição de "Sede do Estado do Maranhão". Em 1641 a sede foi ocupada por Holandeses, que permaneceram na cidade até o ano de 1644.

São Luís tornou-se, no período colonial, importante centro de exportação de algodão e cana- de- açúcar, pois sua localização era muito favorável às atividades portuárias entre o Brasil e a Europa.
               ______________________________________

__________________________________________________________


Foi em São Luís, em 1999, que os Grupos ARTFORUM Brasil XXI e o Artforum Internacional-São Luís e Associados organizaram a 1ª Bienal Multicultural do Maranhão, idealizada pela artista plástica, escritora e coordenadora de projetos culturais da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Ana Maria Costa Félix Garjan, que contou com a consultoria especial do artista plástico Mário Gravem Borges (São Paulo). 

De São Luís foram convidados o Diretor da Aliança Francesa em São Luís, Guilhem BEUGNON; o pintor internacional Mário Gravem Borges( Campinas). o pintor mestre Ambrósio Amorim ( São Luís), a Profa. Imair Baptista Pedrosa (São Lupis); a Profa. Luciana Menezes (Belo Horizonte); a artista plástica e fotógrafa Sandra Roseli Bertotti) Porto Alegre), o Prof. e artista plástico Valdir Jagmin (Brasília), o pintor Nelson Godoy ( São Paulo), e outros artistas convidados pelo Grupo Artforum Internacional - São Luís e Associados para participarem da 1ª Comissão de Curadores da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão.

O projeto da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão-1999 contou com o importante apoio da UFMA - Universidade Federal do Maranhão; do Convento Das Mercês, (onde foi realizada a exposição); da Aliança Francesa de São Luís, cujo diretor, era na época, era o Sr. Guilhem BEUGNON, funcionário da Ambassade de France, que ofereceu apoio importante ao Projeto "Bienais do Maranhão"; da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão; da ALUMAR; dos meios de comunicação, jornais e revistas maranhenses, brasileiras, e informes internacionais. Na ápoca houve a divulgação da Bienal na Revista "Palavra", cujo diretor era, na época, o escritor Ziraldo. E essa revista era distribuída no Brasil, em Portugal e em países de língua portuguesa.

No ano de 1999, já no final do século XX, a 1ª Bienal Multicultural do Maranhão foi o primeiro evento internacional, em São Luís, a iniciar as homenagens ao Brasil de 500 anos - 5 Séculos, na virada para o Século XXI e o Terceiro Milênio.

A festa de abertura da bienal foi realizada em 18 de setembro, em uma noite inesquecível para nós dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI, para os curadores, artistas plásticos convidados, autoridades que representaram instituições, organizações, empresas, meios de comunicação, e o Governo do Estado do Maranhão do Maranhão.


Estiveram presentes à cerimônia de abertura, diversos plásticos ludovicenses, maranhenses, brasileiros, e de outros países como França, Itália, Portugal, Alemanha e Inglaterra. Representou a França, o conhecido e prestigiado pintor francês residente em São Luís, Sr. Philippe Lhouillier.

No encerramento da festa de abertura da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão 1999 houve homenagem às raízes culturais maranhenses, através da participação do cantor Rogério Du Maranhão, da apresentação do grupo folclórico "Os Foliões", e de um grupo do Bumba-Meu-Boi da Maioba - na época com 102 anos de existência.

As danças e os cantos foram um dos momentos especiais da festa, que envolveu artistas convidados de São Luís, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, de outros estados e países.

Os presentes à festa de abertura foram testemunhas de uma noite de grande valor cultural. Esse importante evento prestou homenagem ao Convento das Mercês, como "A Casa da História", pelo Grupo Artforum Internacional-São Luís e Associados, projeto ligado ao NEAL- Núcleo de Estudos da América Latina, ao Memorial Cristo Rei/UFMA-Universidade Federal do Maranhão.

Contamos com o apoio dos jornais e meios de comunicação de São Luís, que divulgaram, em diversas matérias, entrevistas com Ana Maria Felix Garjan - coordenadora da comissão de organização e da curadoria da bienal. A noite da festa de abertura foi registrada através da reportagem do jornalista "Cabalau", do "Caderno Alternativo" do  jornal "O Estado do Maranhão" e do jornalista Paulo Pellegrini, editor do Jornal Imparcial, na época.

Estiveram presentes ao evento representantes de autoridades do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura Municipal de São Luís, da Universidade Federal do Maranhão, da Universidade Estadual do Maranhão e do Ceuma, na época, editores de cultura e arte, e contamos com a presença do Dr. Prof. José Carlos Sousa Silva, do diretor do Jornal "O Estado do Maranhão" o jornalista José Ribamar Correia, e de outras personalidades maranhenses.



Banner da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão, 1999- Séc. XX


Sinergia dos Tempos:
Brasil 500 anos - 5 Séculos
Gente, História, Cultura, Arte,
Ciências e Tecnologia

Período: Setembro a Dezembro de 1999.



O pintor alemão Dieter Herzberg esteve na 1ª Bienal do Maranhão/1999


Por sugestão da diretoria do Convento das Mercês e do Memorial Cristo Rei da UFMA, a 1ª Bienal Multicultural do Maranhão/1999 ficou aberta ao grande público, até o dia 25 de janeiro de 2000, quando houve o encerramento oficial, oportunidade em que foi homenageado o pintor húngaro Professor Nagy Najos (falecido e representado por sua viúva). 

Nesse evento estiveram presentes o Mestre Ambrósio Amorim ( já falecido), o Secretário de Estado da Cultura, Dr. Luis Bulcão, o Prof. João Lobato e Profa. Imair Baptista Pedrosa (ambos da UFMA); a representante da direção do SESC-MA, o músico maranhense Sávio Araújo (residente em Portugal), e convidados presentes, no auditório "Casa do Poeta", do Convento das Mercês.



Durante o período de exposição da Bienal do Maranhão houve diversos agendamentos de visitas à bienal, por grupos de professores e alunos de escolas públicas.

Projeto "Cidade Artes do Mundo"
Idealização e Coordenação: Ana Félix Garjan

Brasil, 19 de agosto de 2012

Revista ArtForum Internacional
Grupos ARTFORUM Brasil XXI -12 anos
www.artforumunifuturobrasil.org



Grupos ARTFORUM Brasil - 12 anos
Universidade Planetária do Futuro- Ano III
Cidade Artes do Mundo
www.cidadeartesdomundo.com.br
_________________________
Coordenação de Edição:
Ana Felix Garjan

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate