quarta-feira, março 18, 2015

Abertura do Ano Social do IHGB e o Prêmio Pedro Calmon, entregue hoje, 18 de março de 2015, aos escritores premiados, no Rio de Janeiro.

O IHGB abriu seu Ano Social 2015, homenageando os 430 anos do Rio de Janeiro e concede o Prêmio Pedro Calmon aos escritores e historiadores que foram apresentados à Instituição como os autores de obras literárias, históricas e culturais de maior destaque no cenário nacional.

Temos a satisfação de divulgar notícias sobre o Prêmio Pedro Calmon do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, que realizou na tarde de hoje, dia 18 de março de 2015, às 17h, a solenidade de Abertura do Ano Social de 2015, com a conferência do Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero, que discursou sobre Os 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro.

Em seguida houve o Simpósio São José Anchieta, Apóstolo do Brasil e artífice da nacionalidade.

Dando continuidade à cerimônia de abertura do Ano Social do IHGB - Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, houve a cerimônia de entrega do Premio Pedro Calmon e as Menções Honrosas, aos atores indicados por suas obras.

Premio Pedro Calmon:
Tratos e Mofatras: o grupo mercantil do Recife colonial (c.1654-c.1759)
George F. Cabral de Souza
Indicação: Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano

Menções Honrosas: 

1 - Aleixo Garcia – o Homem e o Mito
Paulo Pitaluga Costa e Silva
Indicação: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso

2 - História dos antigos domínios nos ervais do Paraguai
Paulo Cezar Vargas Freire
Indicação: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul


3 - 1612 – Os Papagaios Amarelos na Ilha do Maranhão e a Fundação de São Luís
Ana Luiza Almeida Ferro
Indicação: Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão
4 –Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo – 10 anos de memória paulista – 2002-2012
Nelly Martins Ferreira Candeias
Indicação: Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Av. Augusto Severo, 8 – 10º andar – Glória
Cep: 20021-040 – Rio de Janeiro
Tels.: 21 – 2509-5107 / 2252-4430 / 2224-7338

_____________________________

Obras que serão disponibilizadas neste ano
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, em sua política de disponibilizar instrumentos de pesquisa de conjuntos documentais sob sua guarda, informa que a partir do dia 4 de agosto estarão disponíveis, em sua Sala de Consultas, os seguintes instrumentos:

1) Índice de Códices do Arquivo Histórico Nacional de Angola – Projeto PADAB – 1581 a 1808, com destaque para documentos das relações Brasil-África no período;

2) Índice Analítico da Documentação Farroupilha no IHGB – 1823 a 1845 – documentos sobre o tema nos fundos Documentos Navais, Coleção Araripe Júnior e Coleção IHGB;

3) Inventário analítico do Arquivo Visconde do Uruguai – 1585 a 1960 (reunindo documentos de quatro gerações da Família Soares de Souza), com destaque para registros da província do Rio de Janeiro e das lutas de fronteiras geopolíticas do Brasil (Cone Sul e Região Norte);

4) Inventário Analítico Preliminar do Arquivo Emílio Garrastazu Médici – 1953 a 1983 – com documentos de sua atuação militar e política no período. 
_____________________________________

IHGB - Objetivos

Os objetivos da instituição, estabelecidos no Art. 1º do Estatuto de 1838, são mantidos até a atualidade, adaptados às conjunturas nacionais e internacionais, de que é o primordial, "coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos necessários para a História e a Geografia do Brasil...", hoje alargadas em leque abarcando as demais Ciências Sociais.

Igualmente respeitados os preceitos de correspondência com as demais associações congêneres do mundo; de estímulo à criação de entidades análogas nas então províncias, hoje estados, e a publicação da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (nome ligeiramente mudado ao correr do tempo), logo fundada em 1839.

Resenha Histórica do IHGB


O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro nasceu, em 1838, da aspiração de uma entidade que refletisse a nação brasileira que, não muito antes, conquistara a sua Independência.
Na Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional – hoje, por sucessoras, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro –, os secretários, cônego Januário da Cunha Barbosa e marechal Raimundo José da Cunha Matos, apresentaram proposta para a sua criação, concretizada em 21 de outubro daquele ano, em Assembléia Geral, firmada por 27 fundadores, previamente escolhidos.
Em 167 anos de profícua existência, tem-se caracterizado por atividades múltiplas, nos terreno cultural e cívico, pela reunião de volumoso e significativo acervo bibliográfico, hemerográfico, arquivístico, iconográfico, cartográfico e museológico, à disposição do público, durante todo o ano, e pela realização de conferências, exposições, cursos, congressos e afins.
Contou com o patronato do imperador d. Pedro II, a quem foi dado o título de Protetor, o qual incentivou e financiou pesquisas, fez doações valiosas, cedeu sala no Paço Imperial para sede do Instituto, em seus passos iniciais, e presidiu mais de 500 sessões.
Os grandes nomes da política, das artes, das letras, da magistratura, do magistério e das atividades produtivas do país têm integrado seu Quadro Social.
(Fonte: Site do IHGB).


Sobre o livro
1612 - Os Papagaios Amarelos na Ilha do Maranhão e a Fundação de São Luís


A Revista Planetária-ArtForum Internacional destaca essa obra da escritora, historiadora, acadêmica e poeta de São Luís-MA, Ana Luiza Alemeida Ferro, atora da obra que foi indicada em novembro de 2014 pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM, a
o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, para concorrer com o Prêmio Pedro Calmon dessa importante instituição.E o resultado foi a Menção Honrosa recebida pela autora, conforme dados registrados no início dessa divulgação cultural.


            1612 - Os Papagaios Amarelos na Ilha do Maranhão e a Fundação de São Luís 

A obra foi indicada como livro importante para a memória histórica maranhense pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em dezembro de 2014, tendo ainda a logo oficial da Academia Ludovicense de Letras - ALL, publicada na contracapa do livro, uma vez
que a escritora Ana Luiza Almeida Ferro, é Membro fundador da referida Arcádia, que no próximo mês agosto completará dois anos de sua fundação.


As matérias de divulgação sobre os títulos já publicados pela escritora Ana Luiza, foram  divulgadas nessa Revista Planetária, bem como na página da Revista Ludovicense - São Luís 400/2012, no Facebook e em outras páginas administradas/editadas pela escritora Ana Felix Garjan, poeta, pesquisadora em arte e literatura, fotógrafa de arte, artista plástica, Membro da ACL, membro de outras instituições maranhenses, brasileiras e internacionais. 

O 1612 - Os Papagaios Amarelos na Ilha do Maranhão e a Fundação de São Luís foi lançado em novembro de 2014, na sessão solene da ALL em que a autora fez seu discurso acadêmico em homenagem ao Patrono de sua cadeira nessa Arcádia, Prof. Mário Martins Meireles, ,  o apoio da Academia Ludovicense de Letras - ALL uma vez que a escritora Ana Luiza Almeida Ferro, Membro fundadora da referida Arcádia, que em agosto completará dois anos.

O conteúdo histórico, literário e cultural dessa importante obra poderá vir a ser adaptado ao roteiro de artes cênicas, arte cinematográfica, e arte poesia. Sobre a proposta apresentada à autora para que autorize os primeiros estudos e desenvolvimento que motivem e viabilizem o projeto de um filme  em longa metragem, objetivando divulgar a história da fundação de São Luís pelos Franceses no Maranhão, no Brasil e Além-Mar. (França, Portugal, Holanda). Nós, do Grupo ARTFORUM Brasil XXI já iniciamos diálogos com a autora do livro, Ana Luiza Almeida Ferro, que apreciou nossos argumentos e aprovou nossa proposta inicial, que está sendo analisada e autorizada.


                                Acadêmica Ana Luiza Almeida Ferro e suas obras

Sua obra foi divulgada na mídia de São Luís e no site do IHGB, por ter sido indicada como importante conteúdo histórico sobre a Fundação de São Luís - a única capital brasileira fundada pelos franceses, em 1612. Esse livro passa a fazer parte da memória histórica maranhense, uma vez que o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM indicou, oficialmente, o livro 1612 - Os Papagaios Amarelos na Ilha do Maranhão e a Fundação de São Luís ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, para o Prêmio Pedro Calmon.

As matérias de divulgação sobre o lançamento dessa e sua indicação ao Prêmio foram publicadas no blog Revista Planetária - ArtForum Internacional,/Grupo ARTFORUM Btasil XXI, na página Revista Ludovicense - São Luís 400/2012 –Facebook, e será divulgada, especialmente, no blog dos Grupos ARTFORUM Unifuturo:  site Universidade Planetária do Futuro/ARTFORUM Brasil XXI.

O conteúdo histórico da obra poderá vir a ser escrito em roteiros adaptados às artes cênicas e à arte cinematográfica em longa metragem, objetivando divulgar a história da fundação de São Luís, no Maranhão, no Brasil e Além-Mar. (França, Portugal, Holanda).

A diretora de cultura, comunicação, divulgação cultural e científica do Projeto Universidade Planetária do Futuro, Ana Maria Felix Garjan, já foi autorizada pela autora do livro 
1612 - Os Papagaios Amarelos na Ilha do Maranhão e a Fundação de São Luís, a iniciar sua pesquisa e roteiros de adaptação de alguns capítulos dessa obra para montagem do projeto de um filme em longa metragem, que tenha como pano de fundo os conteúdos históricos e inéditos de autoria da acadêmica e historiadora maranhense, Ana Luiza de Almeida Ferro.

Sobre a autora:
ANA LUIZA ALMEIDA FERRO é Promotora de Justiça, jurista, professora universitária, historiadora, conferencista e palestrante nacional, escritora e poeta. Nasceu em São Luís-MA, filha de Wilson e Eunice Ferro, de avós paternos caxienses. É Doutora (2006) e Mestre (2002) em Direito (Ciências Penais), pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduada em Letras-Licenciatura, habilitação em Língua Inglesa (1984-1988), e em Direito (1988-1993), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Professora de Direito da Universidade Ceuma, professora da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP), membro efetivo da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ), da qual foi Presidente no biênio 2011-2013, e da Academia Caxiense de Letras (ACL), sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), membro fundador da Academia Ludovicense de Letras (ALL), membro honorário da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ), Membro de Honra da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica (SBPJ) e membro da União Brasileira de Escritores (UBE). Integra a Comissão Gestora do Programa Memória Institucional do Ministério Público do Estado do Maranhão. Foi Professora de Língua Inglesa do Núcleo de Cultura Linguística da UFMA, em São Luís-MA, e de Criminologia da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais, ministrando em cursos de pós-graduação em Ciências Penais, em Belo Horizonte-MG. É portadora do First Certificate in English e do Certificate of Proficiency in English, concedidos pela University of Cambridge, Inglaterra, e do Certificat pratique de langue française (1er degré), do Diplôme d études françaises (2e degré) e do Diplôme supérieur d études françaises (3e degré), pela Université de Nancy II, França. Além dos idiomas inglês e francês, estudou o espanhol, o italiano e o alemão. Realizou estudos de pré-mestrado, na área de Inglês (literatura), na University of Oregon, em Eugene, Estados Unidos (1991). Foi selecionada para participar das obras Poetas brasileiros de hoje 1986 e Poetas brasileiros de hoje 1987, da Revista Poesia Sempre: Polônia, da Fundação Biblioteca Nacional (2008), e da revista italiana Il Convivio (2014). É autora de vários livros, sobretudo jurídicos ou de poesias: O Tribunal de Nuremberg (2002), Versos e anversos (2002, em coautoria), Escusas absolutórias no Direito Penal (2003), Robert Merton e o Funcionalismo (2004), O crime de falso testemunho ou falsa perícia (2004), Quando: poesias (2008), A odisséia ministerial timbira: poema (2008), Interpretação constitucional: a teoria procedimentalista de John Hart Ely (2008), Crime organizado e organizações criminosas mundiais (2009), pelo qual foi entrevistada no Programa do Jô, da Rede Globo (2010), O náufrago e a linha do horizonte: poesias (2012) e Criminalidade organizada: comentários à Lei 12.850, de 02 de agosto de 2013 (2014, em coautoria), entre outros. É autora de diversos artigos jurídicos e históricos e peças processuais publicadas em livros e revistas especializadas, a exemplo da Revista dos Tribunais e da Revista do IHGM (edição eletrônica). Obteve o 1º lugar no Concurso Epistolar Internacional para jovens, promovido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Delegacia Regional do Maranhão (1982). Foi premiada no Concurso Jovem Embaixador 1983, promovido por O Globo e outras instituições, no Rio de Janeiro-RJ. Logrou o segundo lugar no Premio “Poesia, Prosa ed Arti figurative”, Sezione Stranieri, Libro edito in portughese, promovido pela Accademia Internazionale Il Convivio, da Itália, com a obra Quando: poesias, em 2014. Recebeu a Medalha “Souzândrade” do Mérito Universitário, concedida pela UFMA (1987), e foi agraciada com a Comenda Gonçalves Dias, concedida pelo IHGM (2013).

_________________________________

Links de divulgação sobre a escritora, poeta, historiadora e acadêmica, Ana Luiza Almeida Ferro:

-Lançamento do livro 1612 - Os Papagaios Amarelos na Ilha do Maranhão e a Fundação de São Luís:http://revistaartforumcultural.blogspot.com.br/2014/12/a-escritora-ana-luiza-almeida-ferro.html

-Divulgação sobre o Prêmio "Poesia, Prosa ed Arti figurative" Sezione Stranieri Libro edito in Portughese, promovido pela Academia Internazionale II Convivio, da Itália. Ana Luiza logrou o segundo lugar e viajou para a Itália para receber, pessoalmente, o diploma e placa da premiação, por sua poesia do livro"Quando: Poesias", de sua autoria, publicado pela Editora Scortecci, SP.:
http://revistaartforumcultural.blogspot.com.br/2014/10/ana-luiza-almeida-ferro-recebeu-hoje_26.html

- Homenagem à jurista, escritora e poeta Ana Luiza Almeida Ferro

- Matéria de divulgação cultural sobre Ana Luiza Almeida Ferro, uma intelectual... no blog da Universidade Planetária do Futuro:

____________________________________________

Link da página da escritora no Bristol Whos Who:


________________________________
Brasil, 18 de março de 2015
Revista Planetária - ArtForum Internacional
Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 15 anos
Edição: 
Assessoria de Divulgação Cultural
Direção de edição: Ana Felix Garjan
_______________________________________
____________________________________

Nenhum comentário:

Boas vindas! Welcome! Bienvenido!

::: A Revista Planetária - Artforum Internacional faz parte do sistema de projetos dos Grupos da Artforum Brasil XXI. O blog da revista foi aberto em 02 de março de 2009.

Desejamos que este espaço multicultural seja motivador para seus convidados, seguidores e leitores.

Brasil, 02 de Março de 2011

Ana Felix Garjan, diretora cultural
Artforum Mundi Planet
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Artforum Renasissance Vie Universelle

A Arte aproxima as pessoas

Boas Vindas! Welcome! Bienvenidos!

Pense hoje-agora, com o seu melhor da alma nas mãos, no seu olhar, nas atitudes que nascem da cultura de Paz! Sejamos novos e belos! Sejamos leves, doces e ternos, pois ainda há tempo! E o tempo é o de construir novos caminhos da cultura e arte sem fronteiras, da arte e da poesia que unem pessoas!

Ana Felix Garjan - PoéticaAlmaAzul
Artforum Brasil Unifuturo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Revista Planetária, esquina do mundo.

Pensamos sobre o hoje e o futuro. Aqui somos mais uma esquina do mundo onde a arte e a cultura são nossos elos e conexões com o hoje, o amanhã e o futuro... Como será o pensamento dos poetas e artistas do futuro? Como será a poética e estilística dos seguidores da Arte? A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de comunicação dos Grupos Artforum Brasil XXI - 10 anos, para sinalizar e divulgar assuntos, temas, projetos e eventos de arte, poesia, literatura e cultura global, através dessa janela na esquina do mundo globalizado. Sejam todos bem vindos!

Brasil, março de 2009 - século XXI.

Ana Felix Garjan
Diretora Cultural dos Grupos
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Sejam bem - vindos ao blog de comunicação integrada dos Grupos Artforum Mundi Planet, Artforum Brasil XXI e Artforum Renaissance Vie Universelle. A Revista Planetária - Artforum Internacional é um meio de divulgação de conteúdos, dos blogs e sites dos Grupos Artforum Brasil Unifuturo e da Universidade Planetária do Futuro. Nossos focos: arte, poesia, literatura, culturas, exposições de artes, turismo, museus, galerias e entrevistas com convidados especiais. Nasce em 2009 a "Primeira Revista Artforum" da 2ª Década do século XXI". Somos passageiros do mundo melhor!

Diretora de Comunicação, Edição e Publicação:
Ana Felix Garjan e Agência Artforum Inovatus.

*** Links especiais:

http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com/

http://universodasartes-artforumcultural.blogspot.com/

http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com/

ARTFORUM Internacional

Translate